Composição “São Pedro Ajuda” é a ganhadora do Festival de Marchinhas

O 16° Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba teve mais uma edição repleta de criatividade e consagrou a composição “São Pedro Ajuda” como a grande campeã de 2023. A marchinha disputou com outras 29 composições e levou a premiação de R$ 2.500,00 e mais um troféu.

Escrita por Eric Faulhaber, que também foi o intérprete da canção ao lado de Joice Fernandes Faulhaber, a marchinha fala sobre aproveitar Ubatuba mesmo com chuva e levou as melhores notas do grupo de jurados.

Outras duas composições também receberam premiação, ficando a marchinha “Se Cunhambebe”, de Anibal Vitor Pereira, em segundo lugar; e a “Sou Sirinalata”, escrita por Paulo Wladimir Zanim da Motta e Alan de Oliveira com a terceira colocação. Também foram premiados os intérpretes Claudio Marcos Jacob e Wagnão Messias que cantaram a marchinha “Tributo à Dona Ophélia” e o casal Júlio Cesar Mendes e Claudia Mara Gil de Oliveira pela melhor fantasia para a composição “Onde Anda o Rei?”.

O prêmio para a composição mais aclamada pelo júri popular será realizado pela Fundação de Arte de Cultura – Fundart – em uma disputada pela internet. Em breve será divulgada as regras e os canais para votação.

O Festival de Marchinhas Carnavalescas aconteceu entre os dias 16 e 18 na Praça da Matriz, no centro. Os intérpretes foram a acompanhados pela Banda Lira Padre Anchieta.

Jurados usaram sistema moderno de avaliação

Nada de planilhas ou papéis, os jurados do Festival de Marchinhas Carnavalescas utilizaram o “LiveHeats”, uma plataforma que sistematiza eventos e foi configurado com as características e requisitos a serem avaliados pelos jurados, proporcionando mais dinamismo e transparência para a competição musical. As notas foram disponibilizadas de forma instantânea, gerando um ranking automático ao longo do evento.

A presidente da Fundart, Natalia Barbosa, falou sobre a novidade. “O festival foi pensado e organizado com muito carinho tanto para os participantes da competição quanto para o público que nos acompanhou. O LiveHeats trouxe uma experiência moderna e com mais lisura para o festival. Agradecemos a todos que prestigiaram e se preparem que no próximo ano tem mais”, disse a presidente.

Confira a letra da marchinha vencedora:

São Pedro Ajuda

Pode chover ou trovejar

São Pedro ajuda

Vou me molhar e aproveitar

Minha Ubatuba

Pode chover ou trovejar

São Pedro ajuda

Vou me molhar e aproveitar

Minha Ubatuba

Dormi sorrindo esperando um lindo sol

Acordei tonta: foi cachaça