Projeto em Escolas Municipais do Estufa II visa conscientizar comunidade

O bairro Estufa II vem crescendo rapidamente e, junto com esse processo, foi constatado o aumento de descarte de resíduos sólidos de forma inapropriada nas ruas. Para sensibilizar a comunidade, foi elaborado um projeto para ser implantado na CEI Professor Corsino Aliste Mezquita.

Por se tratar de uma creche, com crianças muito pequenas, a Secretaria de Educação teve a ideia de estender a iniciativa para a EM Maria Josefina Giglio da Silva, que já realiza um programa de contraturno escolar da disciplina de artes, com crianças dos quartos e quintos anos, que iniciou a confecção de placas informativas para serem instaladas nos arredores da Cei Corsino.

“O projeto já teve início com a confecção das placas e, daqui mais ou menos um mês, elas devem ficar prontas, pois a confecção acontece às quartas e quintas-feiras. Além dessa sensibilização da comunidade escolar, pensando na qualidade de vida local, criando um ambiente saudável e evitando o lixo no mar, nós estamos pensando em outras melhorias, como o calçamento da área, por exemplo. Hoje, o entorno da unidade favorece o descarte de lixo e nós queremos melhorar a possibilidade de explorar o local com as crianças”, explicou a coordenadora da iniciativa, Alessandra Panza.

Ela ainda comentou que já existe uma conversa com a Secretaria de Meio Ambiente para conseguir algumas mudas para efetuar o plantio em frente a Cei Corsino, pois é necessária a criação de uma área verde, com sombra, para as crianças. “Essas melhorias serão implantadas não só nas escolas, mas vão refletir no bairro de uma maneira geral. O nome ‘Cuidando do nosso quintal – Embarque na onda da conscientização’ traz essa proposta, de cuidar do local de convivência e, ainda, trabalhar envolvendo as crianças em uma ação colaborativa para influenciar positivamente os pais”, finalizou Alessandra.