Reunião debate coleta de esgoto na Ilha dos Pescadores

Uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Obras, juntamente com colaboradores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deu continuidade aos estudos de viabilidade técnica para a implantação do Sistema de Coleta de Esgoto na Ilha dos Pescadores. O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (27), na Prefeitura de Ubatuba, e debateu especificamente o local das instalações e os aspectos do licenciamento das obras.

A iniciativa está em fase final de revisão de projetos e será composta por uma rede coletora de esgoto de 388 metros; uma linha de recalque de 600 metros; 81 ligações domiciliares de esgoto; e uma estação elevatória.

O secretário de Obras Públicas, Eraldo Todão (Xibiu), ressalta que esse projeto é resultado do trabalho da atual gestão municipal em avançar com o saneamento básico em Ubatuba. “Essa é uma das principais lutas da prefeita Flavia Pascoal, que tem obtido êxito nos projetos que elevarão para 88% a coleta de esgoto no município até 2024. Temos vários investimentos sendo realizados ao mesmo tempo e tantos outros que ainda serão concretizados”, explicou Xibiu.

Para o gerente da Sabesp em Ubatuba, Josenilton Andrade, o Sistema de Coleta de Esgoto objetiva melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando avanços principalmente na saúde pública, mas também em áreas como meio ambiente e turismo, uma vez que, em função da melhoria da infraestrutura sanitária, é possível melhorar a balneabilidade das praias e atrair mais turistas para o município.