Poder Executivo Municipal

Ação de combate às hepatites realizou testes e vacinação no calçadão

Ação de combate às hepatites realizou testes e vacinação no calçadão

A campanha “Julho Amarelo” de combate às hepatites virais realizada nesta quarta-feira (27), no calçadão de Ubatuba, realizou a testagem da população para hepatites B e C, bem como a vacinação contra a Covid-19, Influenza e hepatite B.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde realizou no local 67 testes para a identificação das hepatites B e C. A recomendação é para que toda pessoa seja testada pelo menos uma vez na vida e mantenha também a vacinação atualizada.

De acordo com Alyne Ambrogi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, o município conta com 273 casos de hepatites notificados nos últimos cinco anos. “A busca ativa de novos casos é importante para direcionar o paciente para o tratamento adequado, amenizando os riscos de evolução para quadros graves da doença e reduzindo os índices de contágio”, explicou a coordenadora.

As hepatites virais são infecções que acometem o fígado, causadas por vírus. Por serem doenças silenciosas, com poucos sintomas na fase inicial, diagnosticar requer ações constantes da Secretaria de Saúde. Durante todo o ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento realiza os testes rápidos contra as hepatites, com funcionamento às segundas, terças e quartas-feiras, das 7h30 às 15h30, e às quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 15h30. O CTA fica no Ambulatório de Infectologia de Ubatuba, na Rua Antônio da Silva Balio, nº 44, no bairro Umuarama.

Vacinação

A ação desta quarta-feira também resultou na aplicação de 101 doses da vacina contra a gripe e 125 contra a Covid, entre as diferentes doses oferecidas no esquema vacinal para pessoas maiores de 5 anos de idade.

/* * VLibras */