Prefeitura participa de reunião do Conselho dos Povos Indígenas

A prefeita Flavia Pascoal e o secretário de Assistência Social, Luiz Augusto Rocha, acompanhados de outros representantes da Prefeitura de Ubatuba participaram nesta quarta-feira (9) de uma reunião do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepisp), realizada na Aldeia Renascer, no bairro do Corcovado, para tratar sobre as demandas das comunidades indígenas e planejamento para 2023.

O encontro contou com a presença de Cristiano Awa Kiririndju, cacique da Aldeia Renascer e presidente do Cepisp. Um dos temas tratados na reunião foi sobre o fortalecimento do conselho, que tem como objetivo potencializar as ações para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas e da garantia de seus direitos constitucionais e legais.

“Esta foi a primeira reunião do Cepisp em território indígena. O conselho conta com representação de lideranças de todo o estado e representa cerca de 200 mil indígenas. O encontro foi muito importante e produtivo e agradeço à prefeita Flavia Pascoal por ter participado e dado sua contribuição”, ressaltou Kiririndju.

Também foram debatidos assuntos como mais ações ambientais de preservação contra desmatamentos, invasões e mineração, bem como investimentos nos territórios indígenas em saneamento básico, saúde e transporte. Mais especificamente para a Aldeia Renascer, foram abordadas a obra da ponte do Rio Bonito, que dá acesso à aldeia, e melhorias na escola da comunidade, que atende 58 crianças do Ensino Médio.

A prefeita Flavia Pascoal falou sobre a reunião. “É sempre muito importante para mim poder conversar com as lideranças indígenas e estar cada vez mais perto do nosso povo, ouvindo suas reivindicações e melhorando a qualidade de vida das comunidades tradicionais”, disse a prefeita, ressaltando ainda que ficou feliz em saber do início do projeto, solicitado por ela, para que a Sabesp desenvolva na aldeia sistemas para tratar a água local.

O secretário de Assistência Social enfatizou que o encontro é essencial para estreitar as relações com as comunidades tradicionais do município. “Além de conhecer mais de perto as demandas, as reuniões também servem para que possamos apresentar os serviços e programas oferecidos pela Assistência Social e as formas de acesso e implementação”, destacou Rocha.

As lideranças da Aldeia Renascer receberam materiais da Fundação Florestal para ampliarem o monitoramento do território indígena, como drones e câmeras, além de capacitação sobre o funcionamento dos equipamentos.

Também participaram do encontro membros da Funai, Fundação Florestal, Polícia Ambiental, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), FAPISP (Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo), Secretaria de Justiça e assessora do deputado estadual Ênio Tatto.