Poder Executivo Municipal

Prefeitura e Patrimônio da União dialogam sobre Ilha dos Pescadores

Prefeitura e Patrimônio da União dialogam sobre Ilha dos Pescadores

A Prefeitura de Ubatuba participou de reuniões com Sidney Nery, responsável pelo Núcleo de Destinação de Imóveis da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e moradores da Ilha dos Pescadores na quinta-feira, 10. O objetivo foi dialogar sobre a regularização fundiária da Ilha, que pertence à União.

“O processo tramita por nós aqui, fazemos o levantamento da parte documental e da parte técnica, encaminhamos todo o projeto de melhoria para coleta de esgoto junto à Sabesp e, em seguida, tudo segue para a SPU”, explicou a Secretária de Habitação, Silvana Caccin D’Angelo. “A SPU então avalia e dá o parecer sobre que tipo de titulação pode ser feita”, completou.

Segundo os moradores, é a primeira vez que um representante da SPU vem à ilha. “Trata-se de uma vitória porque o representante veio e garantiu que irá acompanhar o projeto de regularização e que eles são favoráveis à regularização fundiária da Ilha dos Pescadores”, conta D’Angelo

O processo de regularização da Ilha dos Pescadores está em andamento desde 2003 e há uma ação civil pública em torno a ele. Em 2010, foram entregues várias documentações mas só foi retomado agora, com realização de medição de lotes e levantamento cadastral. “Nunca ninguém conseguiu chegar até onde nós chegamos agora, que é fazer toda a parte de levantamento e trazer um representante do Governo Federal para nos auxiliar a finalizar esse procedimento de regularização”, afirmou a secretária de Habitação.

Além da Habitação, participaram das reuniões os secretários das pastas de Turismo, Alessandro Morau, Urbanismo, Soraya Rosário, Pesca e Agricultura, Luiz Fernando Chaves da Silva, além do vereador Jorge Ribeiro.

/* * VLibras */