Biblioteca Municipal recebe roda de leitura do romance Úrsula

A Biblioteca Ateneu Ubatubense recebe nos dias 14, 18 e 21 de novembro uma roda de leitura do romance Úrsula, da escritora Maria Firmina dos Reis. O livro é considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil, de autoria feminina, publicado em 1859.

Os encontros são gratuitos e acontecerão a partir das 18h, com o objetivo de discutir a relevância histórica da autora e de sua obra na literatura nacional. As atividades serão mediadas por Cecilia Marks, pesquisadora na área de literatura, com doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo.

No primeiro encontro, dia 14, será feita a apresentação de Maria Firmina dos Reis e de sua obra, redescoberta depois de mais de um século da publicação, quando ganhou destaque no cenário literário nacional. Ocorrerá ainda uma oficina de pintura da capa e encadernação do livro Úrsula, para que cada participante saia com o seu exemplar em mãos.

O segundo encontro, dia 18, terá uma dinâmica expositiva e de leitura dos principais episódios da narrativa, com comentários e esclarecimentos relacionados à linguagem e ao enredo, buscando conectar as impressões do grupo sobre a experiência de leitura compartilhada.

Para finalizar, dia 21, acontece a roda de debate entre os participantes dos encontros e convidados. Para participar dos três dias do evento é preciso realizar inscrição pelo link: https://forms.gle/r6Sn9iZPbRCfoAum7.

A Biblioteca Municipal fica na Praça 13 de Maio, centro de Ubatuba.

Sobre a autora

Nascida em São Luís do Maranhão, Maria Firmina dos Reis (1822-1917) é considerada a primeira romancista negra brasileira, integrando o grupo de escritoras pioneiras no país. Autodidata, foi também a primeira mulher aprovada num concurso público no Maranhão. Professora e escritora, publicava em jornais, especialmente sobre a pauta abolicionista.