Poder Executivo Municipal

Sábado, 12, é dia D de vacinação contra a gripe Influenza em Ubatuba

Sábado, 12, é dia D de vacinação contra a gripe Influenza em Ubatuba

Um total de 18 postos de saúde, duas escolas e uma tenda fixa no Calçadão do Centro de Ubatuba aplicam no próximo sábado, 12 de maio, a vacina contra o vírus da gripe Influenza (tipo A – H1N1 e H3N2 – e tipo B). O horário de funcionamento será das 8h às 17h, exceto na Escola Estadual Dr. Esteves da Silva, que funcionará somente no período matutino, das 9h às 12h.

As equipes de Estratégia de Saúde da Família e da Vigilância em Saúde já estão vacinando idosos, indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e crianças. A partir da quarta-feira, 9, começam também a vacinar as pessoas com doenças crônicas, professores e demais trabalhadores da rede pública e privada de ensino.

Para ser imunizado, basta comparecer a um dos locais listados, levando um documento, carteirinha de vacinação e, no caso de pacientes com doenças crônicas, receita de medicamentos que toma.

A vacina contra Influenza é oferecida nos mesmos horários da vacinação contra a febre amarela. Ambas as vacinas podem ser tomadas conjuntamente.

A Vigilância em Saúde reforça que a vacinação contra a Influenza, neste momento, só está liberada para os grupos prioritários: trabalhadores da saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças, gestantes e puérperas, pacientes com comorbidades, professores e trabalhadores da educação e pessoas privadas de liberdade.

Casos notificados

Há um total de 11 casos notificados como suspeita de Influenza em Ubatuba, dos quais um é o de uma criança que foi a óbito. Desse total, a Vigilância em Saúde recebeu retorno de apenas um dos exames, que deu negativo para a gripe Influenza. Desse total, há três crianças internadas na Santa Casa e uma no hospital regional de Taubaté.

Já em relação à febre amarela, há um total de 23 casos notificados em 2018. Desses, oito deram positivo para a doença, 10 negativo e cinco aguardam resultado. Dos oito confirmados, três são de moradores do Camburi, Monte Valério e Sertão do Ubatumirim  que foram a óbito. No momento, a cobertura vacinal contra a febre amarela é de 71%. A meta para garantir a máxima proteção da população é de 95% de cobertura. Para atingi-la, ainda é preciso vacinar um total de 18 mil pessoas.

Locais de vacinação no dia D – 12 de maio

Posto de Vacinação Endereço
ESF Puruba Estrada do Puruba, 900
ESF Taquaral Rua Principal, s/nº
ESF Perequê-Açu Av. Padre Manoel da Nóbrega, 1218
ESF Sumaré Rua Sebastião Benedito da Rocha, 46
ESF Jardim Carolina Rua das Violetas, 172
ESF Marafunda Rua Laurentina Braga de Almeida, s/n (em frente à escola estadual)
ESF Ipiranguinha Rua da Assembleia, 114
ESF Estufa I Rua Olaria, 276
ESF Estufa-II Rua Italgino Maria Oliveira, 22
ESF Sesmarias Rua Mercury, 86
ESF Itaguá Rua Rubilard de Marigny, 235
ESF Perequê-Mirim Rua Benedito Henrique, s/nº
ESF Saco da Ribeira Rua Plinio França, s/nº
ESF Lagoinha Rua Colonial, 366
ESF Maranduba Rua do Engenho, 298
ESF Sertão da Quina Rua Padre João Baily, 1723
ESF Araribá Estrada do Araribá, s/nº
ESF Rio Escuro R. Principal (atrás da EM Maria das Dores Carpinetti)

 

Postos Volantes Endereço
EM Maestro Pedro Alves de Souza Rodovia Osvaldo Cruz, 6650 – Figueira
Tenda Calçadão Centro
EE Dr. Esteves da Silva Centro

 

Funcionario
/* * VLibras */