Saúde bucal realiza mais de 16 mil procedimentos no primeiro quadrimestre

As equipes de saúde bucal de Ubatuba contabilizaram 16.066 procedimentos realizados somente no primeiro quadrimestre deste ano, somando as nove unidades espalhadas pelo município.

Além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no Postão da Avenida Rio Grande do Sul, na região central, os atendimentos de saúde bucal também são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros do Horto, Cícero Gomes, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Rio Escuro, Ipiranguinha, Maranduba e Puruba.

No total, foram feitos 5.167 atendimentos odontológicos realizados de janeiro a abril, entre consultas agendadas e casos emergenciais, tendo sido entregues ainda 88 próteses aos moradores que necessitaram de substituição dentária. Cuidar da saúde bucal é promover uma saúde completa do corpo, melhorando também o bem-estar e a autoestima dos moradores. Quando se investe em cuidados com a saúde da boca é possível melhorar a mastigação e, consequentemente, a digestão dos alimentos.

A cirurgiã dentista, Sara Carvalho, coordenadora do CEO, ressalta que o número de atendimento crescerá ainda mais nos próximos meses com a amenização da pandemia do coronavírus. “Com a Covid-19 os atendimentos ficaram limitados mais aos casos de emergência, mas aos poucos estamos retornando as consultas ao ritmo normal”, explicou a dentista, enfatizando ainda que o número de faltantes atrapalha o tratamento. Segundo ela, somente no primeiro quadrimestre, 426 pessoas não compareceram às consultas odontológicas agendadas.

Entre os atendimentos oferecidos pelas equipes de saúde bucal destacam a prevenção com gestantes, pacientes com necessidades especiais, trabalhos desenvolvidos com alunos das escolas municipais, odontopediatria, bucomaxilo, biopsia, serviços de canal, cuidados com a gengiva, entre outros.

Como buscar por atendimento odontológico?

Para casos de urgência, é preciso procurar pela unidade de saúde bucal (listadas acima) mais próxima da sua residência. Basta chegar às 7h no local de atendimento, quando são distribuídas senhas por ordem de chegada (quantidade depende da unidade). É necessário apresentar um documento com foto e Cartão SUS.

Para agendamento de consultas, precisa pegar um encaminhamento com a enfermeira do posto de referência do morador (mais próximo da residência), ou quando passar na urgência pegar encaminhamento com o profissional dentista que realizar os procedimentos.

Leve o encaminhamento até uma unidade de saúde bucal e aguarde o agendamento. Há uma fila de espera, mas gestantes são prioridades.