Secretaria de Saúde instala computadores e acesso à internet em postos de Ubatuba

Secretaria de Saúde instala computadores e acesso à internet em postos de Ubatuba

A equipe de Tecnologia da Informação (TI) da secretaria de Saúde de Ubatuba está realizando a entrega e instalação de novos computadores em diferentes postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e unidades de saúde.

Até o momento, já estão em funcionamento 19 computadores e seis impressoras nas seguintes unidades: Marafunda, Maranduba, Estufa II, Estufa II-A, Saco da Ribeira e Unir – Unidade de Reabilitação. As próximas unidades a receberem computadores são: Perequê-Açu e Jardim Carolina.

No total, serão instalados 97 computadores e 39 impressoras. O trabalho inclui também a conectividade dos computadores à internet. “Onde os equipamentos estão sendo instalados, a gente cria uma forma provisória desses computadores terem conexão com a internet, por meio de wifi, para que possam ser utilizados desde já  enquanto trabalhamos também na criação da rede lógica cabeada para cada uma dessas máquinas”, explica Vicente Paulo Nunes Araújo, técnico de TI da secretaria de Saúde. “Com isso, as equipes de ESF poderão informatizar seu trabalho, realizando o prontuário eletrônico (e-SUS) exigido pelo Ministério da Saúde”, completa.

A preparação dos ambientes informatizados envolve também sentar com a equipe para analisar o melhor local de instalação das máquinas, a posição adequada, definir a melhor parede para a fiação e pensar também a ergonomia do trabalho.

A equipe de TI da Saúde trabalha ainda na licitação para compra de capas de proteção para 70 tablets e no treinamento dos agentes comunitários de saúde para seu uso.