Ubatuba está em estado de Alerta

Devido às chuvas constantes desde o final da tarde de quinta-feira, 16, Ubatuba está em estado de alerta. Os pluviômetros já ultrapassam os 200 mm de chuva em algumas regiões da cidade e a administração reforça que as pessoas tomem os devidos cuidados.

Além do alagamento em boa parte da região central, foram registradas ocorrências de deslizamento de massa no bairro do Vale do Sol, queda de árvore no km 28 da Rodovia Rio Santos e na praia da Itamambuca.

A Defesa Civil trabalhou durante à noite. Até o momento, 34 pessoas (10 famílias e 16 crianças) – moradores do Estufa I e Parque Guarani – estão desalojadas e foram levadas para a EM Tancredo Neves, já que o Centro de Convenções está sendo utilizado para um evento. Há previsão que esse número aumente, pois as equipes da secretaria de Segurança Pública e voluntários estão nas ruas e devem conduzir mais munícipes para o local. A assistente social e os psicólogos da secretaria de Assistência Social estarão pela manhã com as famílias para fazer a triagem.

Caso a chuva não cesse, é provável que essas pessoas permaneçam na escola. A expectativa é que, com a baixa da maré nesta manhã, a água acumulada possa escoar

O Fundo Social de Solidariedade está solicitando que sejam feitas doações de roupas, principalmente de criança, roupa de cama,cobertores,  água potável, produtos de higiene e fraldas descartáveis que podem ser entregues na secretaria de Assistência Social, que fica na rua Paraná, 375, ou na EM Tancredo Neves, que fica na avenida Rio Grande do Sul, 600.

Educação

Manhã: Algumas unidades escolares estão com aulas suspensas: EM Tancredo Neves, EM Altimira Silva Abirached (Itaguá) e E.M. Professora Renata Castilho da Silva (Saco da Ribeira), C.E.I Luíza Basílio Dos Santos (Saco da Ribeira), E.M. Manoel Inocêncio Alves dos Santos (Ubatumirim), E.M. Prof.º Iberê Ananias Pimentel (Picinguaba), E.M. Maria do Carmo Soares (Camburi), e, à tarde –  E.M. José Belarmino Sobrinho (Puruba).

Período da tarde: Segundo informações da secretaria de Educação, diversas unidades escolares encontram-se sem fornecimento de água e também serviços de energia e internet. Além disso, vários professores e alunos  não conseguiram e não conseguirão comparecer às unidades tendo em vista as dificuldades de acesso. Algumas escolas escolares estão momentaneamente prejudicadas em virtude de inundações causados pelas chuvas e o transporte escolar está prejudicado em função dos danos às vias públicas causados pelas chuvas.

Diante da previsão informada pela Defesa Civil, ainda há grande possibilidade de que as chuvas se agravem ainda na data de hoje. Por isso, pensando em  priorizar a segurança dos alunos e funcionários da rede pública, as aulas deverão ser suspensas no período da tarde em todas as unidades escolares.

Situação das unidades de saúde após as chuvas

Acesso impossibilitado a unidades Camburi, Almada, Ubatumirim impossibilitado.
ESF Araribá em atendimento somente técnica de enfermagem até às 14h. Após, somente informações.
ESF Corcovado: normal
ESF Fortaleza: normal
ESF Ipiranguinha em atendimento, sem intercorrência
ESF Itaguá fechado
ESF Lagoinha com atendimento normal. Após as 12 horas somente com ACS, sem procedimentos de enfermagem
ESF Maranduba, atendimento da unidade somente com ACS e dentista, com apoio de enfermeira
ESF Picinguaba aberto.
ESF Praia Dura. De manhã: normal. Tarde: normal
ESF Rio Escuro com profissionais reduzidos, porém atendimento fluindo
ESF Saco da Ribeira atendimento normal. Equipe de manutenção no local.
ESF Sertão da Quina atendimento normal!!
ESF Tabatinga aberto com técnica de enfermagem até às 16h
UBS Cícero Gomes (ESFs Centro e Sumaré) em atendimento, porém com ausência de funcionários devido alagamento nas ruas de residências, podendo interferir em alguns serviços

Eventos

Em função das chuvas intensas que atingiram Ubatuba, as ações da Semana do Bebê desta sexta-feira, 17 (vivência de yoga e dança materna e oficina de confecção de apoio de bebês), e a do sábado, 18 (contação de história na praça com a dupla Pintando o 7 – Pirulinha e Miudinho), serão adiadas para nova data, a ser informada em breve pela página internet e redes sociais da Prefeitura de Ubatuba.

Colaboração

A equipe da Prefeitura solicita a compreensão de todos diante da situação, uma vez que é algo que reflete em todo o município.

“Todos estão nas ruas, inclusive, com o apoio das policias e, também, de voluntários, que estão ajudando quem precisa. Não é hora de reclamar, e sim, de ajudar. Estamos no final de maio e ainda continua chovendo fora do normal, sendo que o período normal de chuvas é até março. Todo o Litoral e outras cidades da região também estão embaixo d’água, por isso, precisamos nos unir para que o impacto seja o menor possível. Estamos fazendo nossa parte como Governo, mas é muito importante que todos se unam nesse momento, visando o bem maior, que é a cidade de Ubatuba”, solicitou o prefeito Délcio Sato (PSD).

Confira os índices pluviométricos nas últimas 72 horas

Centro 243,72