Poder Executivo Municipal

Agosto Dourado: Saúde realiza ações de incentivo ao aleitamento materno

Agosto Dourado: Saúde realiza ações de incentivo ao aleitamento materno

O mês de agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Como parte do incentivo à amamentação, a Secretaria de Saúde, por meio das UBSs e da Santa Casa de Ubatuba, preparou várias ações que serão realizadas ao longo do mês.

A campanha “Agosto Dourado” teve início com uma roda de conversa realizada pelas equipes da maternidade da Santa Casa, na última quinta-feira (4), que contou ainda com uma palestra da enfermeira obstetra Reginalva Pires. O evento foi voltado para colaboradoras do hospital, mães, gestantes e puérperas, que puderam compartilhar vivências e debater como a amamentação contribui para o desenvolvimento de uma vida inteira.

Com o tema: “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) realizarão encontros de norte a sul do município. Nas ações, além do incentivo à amamentação, o grupo também abordará sobre a importância da rede de apoio durante o aleitamento e os direitos da mãe trabalhadora no regime CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.

O leite materno é o melhor alimento para o desenvolvimento do bebê, podendo ser exclusivo até os seis meses de vida. Além de fortalecer, o leite materno também protege a criança contra doenças, ajudando a reduzir a mortalidade infantil.

Confira a programação do “Agosto Dourado” em Ubatuba:

Dia 12 – Camburi e Sertão da Quina;

Dia 23 – Rio Escuro e Praia Dura;

Dia 24 – Taquaral e Perequê-Açu;

Dia 25 – Marafunda;

Dia 26 – Estufa II e Ipiranguinha.

/* * VLibras */