Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa da Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo

Ubatuba participa da Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo

A Secretaria de Saúde de Ubatuba aderiu à Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo que acontece até o dia 1º de setembro, com o objetivo de reforçar as atividades de prevenção da ocorrência de acidentes com escorpiões no município.

Além da distribuição de panfletos pelos Agentes de Endemias, o grupo também reforçou o trabalho contra a proliferação do animal peçonhento em diferentes bairros da cidade, como Pipoca (na Figueira), Perequê-Açu, Morro do Fórum, entre outros.

Para combater a proliferação de escorpiões é necessário evitar o acúmulo de entulho e lixo. Usar telas em ralos e janelas e fechar frestas e vãos diminuem as chances de um escorpião entrar nas residências. Também é importante afastar camas e berços das paredes, evitar que lençóis e cobertores encostem no chão e sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois os bichos podem se esconder e picar ao serem comprimidos contra o corpo.

O veneno do escorpião pode causar alterações locais e sistêmicas, sendo que na maioria dos casos, a gravidade do envenenamento se manifesta dentro das duas primeiras horas do acidente, sendo mais grave em crianças de 0 a 10 anos e em idosos. A dor costuma ser intensa e os sintomas variam de acordo com a quantidade de veneno inoculada e a massa corporal da vítima. O local da picada às vezes fica vermelho, pode inchar e apresentar suor. Também é comum excesso de saliva, vômito e aumento da respiração e batimentos cardíacos. É importante não espremer o local da picada, nem colocar gelo e tampouco fazer curativos.

Limpar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa morna podem aliviar a dor, no entanto, é essencial em caso de acidentes com escorpiões buscar por atendimento de forma rápida na Santa Casa de Ubatuba.

Em casos de surgimento e proliferação de escorpiões, acione a Vigilância Ambiental pelo telefone (12) 3832-6810.

/* * VLibras */