Escolas de Ubatuba participam da Semana da Compostagem

Na última semana, a Secretaria de Educação de Ubatuba realizou atividades em comemoração à Semana da Compostagem, celebrada de 7 a 13 de maio. A Semana da Compostagem Brasil é uma plataforma de mobilização que visa a orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre a reciclagem de resíduos orgânicos, incentivando a prática e enaltecendo os benefícios da compostagem para as pessoas, empresas e poder público.

Em Ubatuba, essa prática foi realizada com a parceria entre a Ubae consultoria ambiental, representada pela capacitadora Lixo Zero Brasil, Heydi Pitteri, e a Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, representada pela coordenadora de Educação Ambiental, Alessandra Panza.

Foram realizadas ações em diversas unidades da Rede Municipal de Ensino, como EM Tancredo, EM Manoel Inocêncio, EM Honor Figueira e CEMPRI, com o intuito de conscientizar as crianças e professores sobre os benefícios da compostagem e boas práticas alimentares. “Realizamos oficinas interativas com crianças entre 3 e 14 anos, nas quais cada turma elaborou o seu próprio vaso compostor reutilizando garrafas plásticas e reaproveitando restos de alimentos que seriam jogados fora. Essa dinâmica foi realizada com o incentivo de fazerem em casa o vaso compostor e apreenderem que é possível compostar até mesmo em um espaço limitado”, explicou Alessandra.

A coordenadora ainda pontuou que a proposta atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030” da ONU. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros.

“A iniciativa também está alinhada ao Programa de Coleta Seletiva nas Escolas – ProCoSel-Escolas, que visa minimizar o descarte e impactos causados pela destinação inadequada de resíduos, através de um trabalho de sensibilização nas escolas, promovendo o engajamento e protagonismo infanto-juvenil”, acrescentou.

A capacitadora Lixo Zero Brasil, Heydi Pitteri, também salientou a realização da iniciativa como ferramenta de educação ambiental. “É importante que as crianças estejam conscientes sobre a diminuição dos recursos naturais do planeta e as oficinas permitem que os alunos possam ter atitudes mais proativas de sustentabilidade e responsabilidade social e, assim, melhorar a saúde e o local em que vivem”, finalizou Heydi.