A noite de segunda-feira, 15, foi marcada pela cerimônia oficial de abertura da 7ª Semana do Bebê – uma mobilização pela Primeira Infância, que aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes para prestigiar a iniciativa, que teve a programação iniciada com a apresentação da escola de Dança Saloly Furtado.
O evento é uma realização do Comitê da Primeira Infância, que é composto por profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social. Durante a abertura, foi feita uma retrospectiva sobre os avanços dos trabalhos do Comitê na cidade, principalmente, com a consolidação do Plano Municipal da Primeira Infância, e a realizações constantes de inciativas referentes ao tema, como a Semana do Bebê.
“A primeira infância e a fase mais importante da formação humana e é também a mais curta e, por isso, merece atenção, cuidado, amor e respeito”, frisaram as organizadoras.
Cuidar e educar as crianças é a estratégia mais eficaz comprovadamente para o desenvolvimento da pessoa, da sociedade e do país – essa foi uma fala que foi reforçada pelo secretário de Assistência Social, Luiz Augusto Martins. “Se nós queremos mudar o nosso país e a nossa cidade, precisamos cuidar da primeira infância”, disse.
O secretário de Saúde, Josué Gulli, também destacou a importância da iniciativa. “A gente, quando vai fazer uma obra, a gente se preocupa tanto com o alicerce. É a principal parte de uma casa. E a vida das nossas crianças é assim. O alicerce da vida humana está aqui, de zero a seis anos. Que isso, possa, de alguma forma, mobilizar não só como profissional da Saúde, da Educação, da Assistência Social, mas como cidadãos. Todo mundo aqui tem sua função social”, pontuou.
Para finalizar a cerimônia, a secretária de Educação, Fatinha Barros, agradeceu os presentes e enalteceu o trabalho do Comitê, que vem se dedicando constantemente para promover as ações da Primeira Infância no município – um trabalho realizado de forma contínua. Por isso, Fatinha promoveu uma reflexão sobre persistência “As coisas acontecem, é só termos paciência e perseverança. Essa primeira infância é um momento especial das nossas vidas, porque criança somos uma vez só e adultos seremos para sempre”, concluiu.
A solenidade foi encerrada com a exibição da peça “Alienados” da “Cia. de Teatro Ágape – Arte com Propósito”, que será reapresentada na sexta-feira, 19, às 19 horas, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.
Confira a programação:
16 de maio – Terça-feira
19h – Palestra com o tema “Como o bebê aprende a comer”- Aline Padovani- fonoaudióloga
Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto
17 de maio – Quarta-feira
19h – Palestra com o tema : “ Violência contra as crianças e adolescentes”- avanços e desafios nas ações de enfrentamento- Psiquiatra Dra Marcela Pellegrino
Câmara Municipal
18 de maio – Quinta-feira
19h – Palestra com o tema “Como as construções das masculinidades impactam as paternidades atuais”- Tiago Koch- Naturólogo, especialista em diálogos sobre a Paternidade-
Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto
19 de maio – Sexta-feira
19h – Encerramento com a reapresentação da peça Alienados – “Cia. de Teatro Ágape – Arte com Propósito”
Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto
Confira as atividades descentralizadas: