Poder Executivo Municipal

Servidores de Ubatuba recebem capacitação sobre saúde mental, álcool e drogas

Servidores de Ubatuba recebem capacitação sobre saúde mental, álcool e drogas

A secretaria de Saúde de Ubatuba, em parceria com o CEFOR – Centro Formador de Pessoal para a Saúde de São Paulo e da Escola Técnica de Enfermagem de Ubatuba (ETENF), realiza nesta quarta-feira, 25, o segundo encontro do curso de formação em Saúde Mental, Álcool e Drogas.

A capacitação é constituída por cinco encontros com período integral e material didático específico para as aulas. A meta é formar um total de 75 profissionais para que sejam multiplicadores dentro de sua área de atuação. O primeiro encontro aconteceu no dia 20 de julho e os próximos serão realizados nos dias 27 e 30 de julho e 3 de agosto.

O curso tem a intenção de formar os agentes de saúde e técnicos da rede de saúde para atuar na assistência às pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas ou que necessitem de cuidados específicos em Saúde Mental, a partir de estratégias e diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde. Os conteúdos dos encontros abordam os seguintes temas: políticas públicas de atenção básica, política de atenção integral à saúde mental, políticas de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas, redução de danos e rede de cuidados.

“A ação é uma ótima oportunidade para garantir a capacitação dos profissionais e, consequentemente, a melhoria dos serviços ofertados. Educação em saúde é essencial e deve ser incentivada constantemente no SUS”, destaca Jorge Ribeiro, coordenador de Saúde do município de Ubatuba.

0725-formacao-cefor-01-primeiro-encontro

Funcionario
/* * VLibras */