
Integrantes da Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) receberam, na terça-feira, 11, uma das responsáveis pelo projeto Monitoramento Mirim Costeiro (MMC): uma iniciativa apoiada pelo Programa Petrobras Socioambiental com missão de formar uma Rede de Guardiões Mirins do Oceano que se envolvam com os atuais problemas socioambientais relacionados ao oceano.
O encontro buscou viabilizar a parceria do MMC com a Setur para que, nos eventos apoiados pela pasta, o projeto possa marcar presença, promovendo a conscientização ambiental e a oportunidade de contato com uma galeria socioambiental, que é um espaço público para germinar a cultura, a educação não formal, a arte, a sustentabilidade e a cultura oceânica.
“Nossa ideia é fortalecer a cultura da preservação e conscientização ambiental, pois sabemos da importância em ensinar esses valores desde a infância. Vamos viabilizar essas ações nos eventos oficiais do calendário turístico, assim como o projeto esteve presente na Festa de São Pedro Pescador”, explicou o secretário adjunto de Turismo, Thiago Ramos.
A metodologia do Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) proporciona às crianças experiências significativas de aprendizagem que as conectem com o ambiente marinho-costeiro onde vivem, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis, críticos e proativos.
Confira as integrantes da equipe do projeto:
✅ Laura Piatto, oceanógrafa, coordenadora do projeto.
✅ Luanna Chaves, jornalista, coordenadora de comunicação.
✅ Gabriela Carvalho, bióloga, coordenadora de campo.
✅ Mariane Mallis, bióloga, analista ambiental.
✅ Mariana Mendes, estudante de biologia, auxiliar de campo.
✅ Silvia Britto, designer gráfico.
✅ Renata Pinassi, bióloga, assistente de coordenação.