Sextou com Vacina terá versão Multivacinação em outubro

No mês do aniversário de 386 anos de Ubatuba, a Secretaria Municipal de Saúde preparou para o dia 27 de outubro mais uma edição da campanha “Sextou com Vacina”, desta vez para integrar também a Campanha de Multivacinação 2023. A imunização com horário estendido é realizada toda última sexta-feira de cada mês.

Grande parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecerá com as salas de vacinas em funcionamento das 8h às 21h, com exceção apenas das UBSs da Tabatinga, Corcovado, Praia Dura, Fortaleza, Jardim Carolina, Puruba, Sertão do Ubatumirim, Picinguaba e Camburi.

Na ocasião, serão oferecidas todas as imunizações de rotina, incluindo a vacinação contra a Covid-19 e também da Influenza – que está liberada para toda a população com mais de seis meses de idade até durarem os estoques.

Já a campanha de Multivacinação é voltada para a atualização vacinal de bebês, crianças e adolescentes com idade entre 0 e menores de 15 anos, conforme Calendário Nacional de Vacinação e de campanhas vigentes. As equipes de saúde checam a caderneta e aplicam somente os imunizantes ainda não aplicados, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas para cada faixa etária. A campanha seguirá até o próximo dia 31 de outubro nas UBSs, conforme os dias e horários de cada unidade.

O Sextou com Vacina oferece mais oportunidade de imunização aos trabalhadores e pessoas que não conseguem visitar as unidades de saúde no horário tradicional de funcionamento dos postos. Com a medida, a secretaria também almeja incentivar os moradores a completar o esquema vacinal e aumentar a proteção contra diversas doenças.

Para se vacinar, os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, portando o Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.