Hoje tem “Sextou” no Cícero Gomes para prevenção de tuberculose

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Gomes realiza hoje (25) a campanha “Sextou” para identificar novos casos de tuberculose no município. A ação desta sexta-feira (25) terá a coleta de exame para casos suspeitos da doença.

Durante a iniciativa, os agentes comunitários de saúde farão a abordagem de pacientes na UBS, das 8h às 17h, abordando as formas de transmissão, prevenção e tratamento da tuberculose. Das 17h às 19h, as enfermeiras da equipe farão uma palestra sobre o assunto e também orientarão os pacientes quanto à realização do exame, que será por meio da coleta de escarro.

Em Ubatuba, é registrada uma média de 40 casos de tuberculose por ano e, no mês de março, acontece diversas ações de combate à doença no município. Este ano, além do “Sextou”, as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão abordando o assunto com os pacientes das unidades de saúde e também nas visitas domiciliares. O objetivo é levar informações à população e ampliar o acesso ao tratamento.

A tuberculose é uma doença provocada pelo Bacilo de Koch – um microrganismo que ataca, sobretudo, os pulmões, mas que pode ocorrer também em outras partes do corpo, como ossos e rins. Tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, são sinais de alerta.

Transmissão, prevenção e tratamento

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar. Quando alguém tem a doença no pulmão e espirra, tosse ou fala, pode espalhar as bactérias – que podem ser aspiradas por outra pessoa. A doença não é transmitida ao compartilhar talheres, copos, toalhas, banheiros e nem por contato físico.

A luz solar mata as bactérias e a ventilação as dispersa, por isso, ajudam a prevenir a doença. A vacina BCG, recomendada para menores de um ano, protege contra as formas mais graves da doença.

Ao ser diagnosticado, o paciente deve iniciar o tratamento e mantê-lo por um período mínimo de seis meses, tomando os devidos cuidados diariamente, sem interrupção, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Ubatuba pelo telefone (12) 3832-1548.