SMEL promove manhã especial para mulheres do projeto da Melhor Idade

A Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Secretaria de Esportes e Lazer realizou nesta terça-feira, 8, uma manhã especial com as alunas do Projeto da Melhor Idade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento teve a participação de cerca de 80 alunas do projeto e contou com alongamento, caminhada, um café da manhã que elas elaboraram e música ao vivo com membros da Banda Lira Padre Anchieta.

Maria Aparecida Soares, 68 anos, é aluna do projeto e declarou que estavam com saudades dessas comemorações pois devido a pandemia os eventos foram suspensos por um tempo. “É um evento maravilhoso, estávamos com saudades”. Ela destacou ainda a importância do exercício físico para a saúde. “Ser mulher é fazer o que você gosta, conquistar o que você quiser e sempre fazer algum exercício, como a caminhada ou alongamento, pois isso é ser muito importante para a saúde”.

Josefa Pereira dos Santos, 74 anos, aluna das turmas de alongamento e hidroginástica. “É um evento maravilhoso, é tudo de bom, os professores são maravilhosos, a prefeitura está de parabéns! Eu incentivo todo mundo para não parar de fazer exercício”. Sobre ser mulher expressou gratidão pelo exemplo que sempre teve da mãe, que a ensinou ser forte e guerreira. “Ser mulher é maravilha de Deus! É ser forte, é ser mulher maravilha, é tudo na vida, nós mulheres somos tudo”.

A aluna Ana Lucia dos Santos Carneiro, 56 anos, descreve a mulher como um conjunto de emoções, sentimentos e força. “É ser mãe, esposa, ter independência, é um conjunto de tudo que é bom da vida”. Ela destacou a importância da manhã dedicada a elas. “Está sendo muito importante, por estar homenageando as mulheres, e devemos ser homenageadas todos os dias, mas esse é um dia de marco para todas nós, que marca as lutas, as conquistas que as mulheres ainda com dificuldade estão conseguindo. O evento hoje está sendo maravilhoso, é muito bom e bem organizado, o departamento de esporte da prefeitura de Ubatuba está de parabéns”.

Valeria Ferreira de Carvalho, coordenadora do projeto da Melhor Idade, expressa o quanto é gratificante para a secretaria estar promovendo esse evento. “São todas mulheres do município, lutadoras, guerreiras, que dia a dia vem fazer aula no projeto, e é uma forma da gente presenteá-las com uma manhã especial e diferente”.

Participaram da comemoração mulheres do projeto de norte a sul do município. “Nós mulheres somos corajosas, guerreiras, amigas, temos direito a voz. A gente mata um leão por dia, somos forte e não podemos nos deixar esmorecer mesmo com as dificuldades que a gente encontra no dia a dia, a gente tem que ultrapassar esses obstáculos”, concluiu a coordenadora do projeto.