Famílias do Núcleo Botafogo recebem títulos dos imóveis

A Prefeitura de Ubatuba segue acelerando o processo de regularização fundiária do município e, na tarde deste sábado (21), foi a vez de 179 famílias do Núcleo Botafogo, no bairro da Estufa I, receberem os tão aguardados Títulos de Propriedades dos imóveis. A entrega dos documentos foi realizada pelo prefeito Marcio Maciel (MDB) e pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação em uma igreja do bairro.

A emoção ficou visível no rosto de cada morador que aguardava pela documentação desde 2010. “Esse documento era uma das coisas que eu mais queria na minha vida. Eu não podia morrer sem estar com ele na minha mão. Construí minha casa com muita luta, de tijolinho por tijolinho, por muitos grãozinhos de areia e hoje tivemos uma grande vitória e estou feliz por poder deixar uma casa para a minha filha”, descreveu a aposentada Dagmar Rocha, de 67 anos.

O processo do Núcleo Botafogo é um dos mais volumosos em execução na prefeitura e com as matrículas individualizadas dos imóveis, além da segurança jurídica aos proprietários, também será possível gerar os carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para cada residência. “O trabalho de regularização fundiária é árduo e exige dedicação de várias secretarias, como Meio Ambiente, Obras, Defesa Civil e muitas outras. O Botafogo é o primeiro núcleo que entregamos 100% das documentações e considero este um grande presente de aniversário da cidade para os moradores”, ressaltou a secretária de Habitação, Denise Gontijo, em referência aos 386 anos de Ubatuba.

Já o prefeito falou sobre a honra de poder assinar e entregar sonhos aos moradores. “Me emociono junto com todos pois sei do tempo de espera deles, das promessas e hoje tornamos o sonho de muitos em realidade. Tenho um orgulho enorme de em menos de cinco meses ter entregado quase 500 títulos de propriedades de imóveis e até o final do ano teremos mais”, disse Marcio Maciel.

A entrega da documentação contou com a presença do secretário de Obras, José Carlos Peixoto, secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, secretário adjunto de Habitação, Ari Vieira Neto, assessor de Desenvolvimento de Políticas Sociais, Luís Carlos Frade, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Barbosa, e familiares dos moradores que acompanharam com felicidade o recebimento dos títulos.

Agnaldo da Silva, um dos primeiros moradores do bairro, também expressou a alegria de acompanhar o desenvolvimento da região. “Me lembro das pessoas que moravam aqui ainda em barraco de tábua, pisando em lama, era uma vida precária, difícil para todos. Hoje é um dia de festa porque depois de tantos esforços recebemos esse documento. Muitos eram crianças, hoje são homens, pais e a nossa rua é pavimentada. Agradeço o esforço de todo mundo, foi um trabalho em conjunto e eu tenho certeza que ainda chegaremos mais longe”.

Os proprietários dos imóveis que não compareceram ao local da entrega podem procurar pela Secretaria de Habitação, localizada no prédio da prefeitura, para retirarem a documentação finalizada.