Trânsito e PMESP realizam ação “Travessia Segura” na quarta-feira, 10

Como parte da programação do Maio Amarelo em Ubatuba, a Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba promove uma ação conjunta com a Polícia Militar Rodoviária nesta quarta-feira, 10, a partir das 9h da manhã, no km 54 da SP-055 (Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego), altura da Praia Grande.

Denominada Travessia Segura, a iniciativa visa orientar os ciclistas e pedestres sobre como realizar a travessia da rodovia de forma segura. De acordo com o responsável pelas iniciativas de Educação no Trânsito no município, Vinícius Brito, o cuidado deve ser redobrado nos trechos urbanos das rodovias, onde o fluxo de veículos e de pessoas é intenso, como é o caso do trecho onde acontecerá a blitz.

“Nossa missão é desenvolver ações de educação para o trânsito que promovam um sentimento de empatia pelos usuários da rodovia, sejam condutores, passageiros, pedestres e ciclistas”, destacou Brito.

Durante a blitz, além de abordagens, serão entregues materiais educativos para reforçar as orientações.

Confira algumas dicas:

• Respeite as placas de sinalização e as orientações de segurança fornecidas em cada trecho;
  • Não atravesse a via fora da faixa de pedestres, mesmo se o fluxo de veículos for baixo;
  • Fique atento ao movimento dos veículos e certifique-se de que também foi visto pelos motoristas;
  • Evite caminhar pelo acostamento, mas se for necessário, isso deve ser realizado sempre pelo lado contrário dos veículos para a visualização mais adequada dos veículos em trânsito;
  • Ao atravessar na faixa de pedestres, caminhe pelo lado direito. Se todos andarem ordenados, o fluxo melhora.