Ubatuba sedia Fórum de Tecnologias Livres

A Prefeitura de Ubatuba convida a população a participar do evento Ubatech – Fórum de Tecnologias Livres – que acontecerá entre os dias 11 e 13 de outubro em diferentes locais.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e é organizado pela comunidade técnica de Ubatuba, o Linux Professional Institute e Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da empresa OptDyn e um dos principais impulsores do software livre no mundo.

O objetivo do evento é mostrar maneiras de incrementar o ambiente de tecnologias, comunicação, gestão e negócios em Ubatuba. Para isso, serão apresentadas soluções que incluem equipamentos (hardware), programa (software) e metodologias de código aberto (“open source”), que podem ser apropriadas por empresas, setor público, escolas e sociedade civil organizada.

Todas as atividades do UbaTech são gratuitas e abertas.

A abertura do evento acontece na quarta-feira, 11 de outubro, com o seminário “Tecnologias livres na sua organização”, a ser realizado no auditório do Teatro Municipal (Praça Exaltação à Santa Cruz, 81/210). O credenciamento dos participantes abre às 8h45.

Para informações sobre inscrições e a programação detalhada, visite a página http://wiki.ubatuba.cc/doku.php?id=ubatech:ubatech

PROGRAMAÇÃOlogo-ubatech

DIA 11 DE OUTUBRO

Seminário: Tecnologias Livres na sua organização

Manhã (8h45 – 13h)

Auditório do Teatro Municipal de Ubatuba – Praça Exaltação à Santa Cruz, 22 – Centro

• 8h45 – Credenciamento e distribuição de senhas para o sorteio de brindes à tarde
  • 9h30 – Abertura: Prefeito Délcio Sato e Jon “Maddog” Hall
  • 10h – Mesa: Tecnologias Livres para a vida real
  • 12h – Conferências de tecnologia como oportunidade econômica
  • 12h30 – Ubatuba-TEC – Desafios para desenvolver tecnologia em Ubatuba

Tarde (14h-17h)

Auditório da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU) – R. Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro

Demonstração e estudos de caso com Tecnologias Livres

DIA 12 DE OUTUBRO

Workshop: Educação profissional e Tecnologias Livres

Auditório da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. Av. Rio Grande do Sul, 600 – Centro

Manhã (9h – 12h)

• 9h Introdução do workshop: Felipe Fonseca
  • 9h30 Apresentação da Escola Técnica Tancredo Neves e do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio
  • 10h Mesa Educação Profissional e Tecnologias Livres
  • 11h Sessão aberta sobre desafios, temas e construção de currículo para formação de profissionais de tecnologia

Tarde (13h30 – 16h)

• 13h30 Discussão em grupos, com mentoria da equipe UbaTech
  • 15h – Apresentação de resultados – sugestões de currículo e metodologias para o ensino de TI

DIA 13 DE OUTUBRO

Oficinas técnicas

Ninho – Shopping Iperoig, junto à Rádio Gaivota FM. Rua Dr. Esteves da Silva, 147 – sl. 113/114 – Centro

• 9h às 12h – Treinamento na ferramenta de nuvem P2P Subutai, com Alex Karasulu (OptDyn).
  • 14h às 17h – Usando o Odoo como sistema de gestão e ponto-de-venda, com Ananias Filho (Kmee)

Crédito da foto: Olaf Kosinsky / Wikipedia