Poder Executivo Municipal

Ubatuba será polo da Univesp a partir do segundo semestre de 2022

Ubatuba será polo da Univesp a partir do segundo semestre de 2022

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou Acordo de Cooperação com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – para iniciar cursos gratuitos de graduação em nível superior em nosso município. O polo Ubatuba iniciará suas atividades no segundo semestre de 2022, na Escola Municipal Profª Olga Ribas de Andrade Gil, no Centro.

A Univesp está presente em 56% do território do estado de São Paulo, em mais de 350 municípios, e é a maior universidade pública à distância do Brasil. Além da graduação, a Univesp oferta cursos de pós-graduação e qualificação profissional, entre outros.

Neste primeiro momento, serão oferecidos somente cursos em nível de graduação em Ubatuba, nos eixos de Engenharia (Ciência de Dados, Tecnologia da Informação e Engenharia de Computação), Licenciatura (Pedagogia, Letras e Matemática) e Negócios (Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais). O ingresso de alunos será feito por meio de vestibular. Os detalhes desse processo seletivo serão divulgados em breve pela Univesp.

Credenciamento

A negociação para instalar em Ubatuba um polo de apoio presencial da Univesp teve início em 2021 e envolveu várias etapas até se concretizar, como reuniões online entre a equipe da SME e da Univesp, além de vistorial técnica da escola.

Uma das condições era que o município disponibilizasse um local equipado com computadores e acesso à internet para receber os alunos para momentos presenciais de monitoria. A Prefeitura também é responsável pelos recursos humanos de atendimento presencial no polo e manutenção da estrutura física.

Já a Univesp é responsável por oferecer o corpo docente, ou seja, os professores capacitados para as disciplinas do curso EAD dos diferentes cursos, além do ambiente virtual, dos materiais didáticos e do processo seletivo, entre outras atividades.

“É um motivo de muita alegria e comemoração para nós receber essa universidade tão renomada e poder oferecer estes cursos para os munícipes, gerando novas oportunidades para toda a população”, destacou a secretária de Educação de Ubatuba, Maria de Fátima Souza Barros. “Agradeço à prefeita Flavia Pascoal por todo o empenho para concretizar esse sonho que agora é uma realidade”, completou.

 

/* * VLibras */