Vacina da meningite está disponível para jovens de 15 a 19 anos

A Secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a vacinação contra a meningite voltou a ser ofertada para todos os adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não garantiram a dose que integra o Calendário Nacional de Vacinação. A imunização também está disponível no município para profissionais da educação e da saúde até o final do mês de julho ou enquanto durarem os estoques do imunizante.

A vacinação da meningite (meningocócica C) protege contra a doença que se caracteriza por uma inflamação aguda, que pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos, e resultar em infecção no cérebro, na medula espinhal e na corrente sanguínea. A imunização evita a ocorrência de surtos, sequelas e óbitos.

Para se vacinar é preciso apresentar um documento com foto e carteirinha de vacinação. Os profissionais da saúde e da educação devem ainda comprovar o exercício da profissão. Os dias e horários das imunizações em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) devem ser consultados no site oficial da prefeitura.