Poder Executivo

Campanha de multivacinação e poliomielite é prorrogada

Campanha de multivacinação e poliomielite é prorrogada

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou a campanha nacional de multivacinação e poliomielite para até o dia 30 de setembro. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, aumentando a proteção e atualizando a Caderneta de Vacinação de jovens menores de 15 anos.

Ao informar o novo prazo da vacinação, que se encerraria nesta sexta-feira (9), o documento do MS diz que o Programa Nacional de Imunizações permanece alertando sobre a importância e o benefício da vacinação dos públicos-alvo das campanhas, para a manutenção da eliminação da poliomielite, uma vez que a doença permanece como uma prioridade política, nacional e internacional, e a erradicação só será possível mediante esforços globais, e pela necessidade de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e respectivamente melhorar as coberturas vacinais.

A campanha contra a poliomielite é voltada para crianças de 1 a menores de 5 anos. A pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus e que pode provocar paralisia ou deixar sequelas relacionadas principalmente à coordenação motora. Já a multivacinação tem como foco crianças e adolescentes menores de 15 anos, para atualizar a Caderneta de Vacinação dos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ubatuba e que os dias e horários das imunizações em cada UBS podem ser conferidos no site: www.ubatuba.sp.gov.br.

A secretaria lembra ainda que além de aumentar a proteção das crianças contra diversas doenças, participar das campanhas de vacinação são exigências nacionais para a permanência em projetos sociais, educacionais, entre outros.

/* * VLibras */