Dengue: Ubatuba intensifica visita a imóveis e serviços de nebulização

O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou nos últimos meses as ações de controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. Além de campanhas de conscientização da população para evitar água parada em residências e comércios, as equipes de Endemias ampliaram os bloqueios em imóveis e os serviços de nebulização em diversos bairros do município.

Entre os meses de julho e setembro, 1.522 imóveis foram vistoriados para a eliminação de possíveis criadouros e 1.203 receberam nebulização, que consiste na aplicação de inseticida para matar os mosquitos adultos.

O responsável pelas equipes de endemias do município, Guilherme Araújo, explica que os trabalhos são programados conforme os casos positivos na cidade. “Quando há suspeita de Chikungunya, a gente realiza imediatamente o bloqueio e a nebulização nas proximidades da residência do paciente e também quando há casos confirmados de dengue ou outras arboviroses”, ressaltou Araújo.

Ao longo do ano, a Secretaria de Saúde também realiza alguns mutirões em bairros com mais casos de dengue e notifica os proprietários de terrenos com possíveis criadouros. A atenção fica redobrada nos períodos de chuva que favorece a eclosão dos ovos do mosquito.

“Já estamos atentos para evitar uma grande pandemia de dengue neste verão e pedimos que todos os moradores colaborem com as ações, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados”, destacou o profissional.

A secretaria pede ainda que a população mantenha a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.

Boletim de Arboviroses

De acordo com o Boletim Informativo de Arboviroses de Ubatuba, divulgado na última segunda-feira (26), o município contabiliza 160 casos de dengue e 45 exames ainda aguardam resultado. A cidade registra também 4 casos de Chikungunya.