Prefeita e comunidade realizam vistoria na escola do Monte Valério

Conforme combinado na reunião da última quarta-feira, 9, a prefeita Flavia Pascoal, juntamente com representantes da Secretaria de Educação de Ubatuba, a comunidade e o vereador Josué D’menor compareceram à antiga unidade onde funcionava a escola do bairro Monte Valério para realizar uma vistoria. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 14, e visa a reativação da unidade para proporcionar melhores condições de ensino às crianças em idade de Educação Infantil da região que, atualmente, são atendidas pela escola do bairro Bela Vista.

Em um primeiro momento, a intenção é que a estrutura já existente seja reaproveitada, visando a adaptação dos cômodos necessários, além de ampliação de, pelo menos, mais uma sala. Outra preocupação é com a área de preservação ambiental existente no terreno, por isso, a documentação está sendo levantada para a realização de um estudo que permita que todas as projeções sejam feitas de maneira regular.

Ao todo, a unidade atenderia cerca de 30 alunos em faixa etária de Ensino Infantil já matriculados na rede além da demanda existente.  Com a reativação, a expectativa é que sejam requisitados, pelo menos, oito profissionais (entre professores, agentes educacionais, merendeira e limpeza) para compor a equipe escolar.

“Viemos analisar as possibilidades que temos de revitalização da escola e poder colocar as nossas crianças aqui do bairro dentro dela”, reforçou a prefeita.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, destacou a importância de atender as crianças do bairro na localidade, fazendo as adaptações necessárias no local, proporcionando um local digno para a aprendizagem.

Projeto

Além da reativação da unidade,  Flavia aproveitou a ocasião para falar sobre o sonho da criação do projeto Escola da Floresta: uma iniciativa ligada aos preceitos da Educação Ambiental, que aconteceria no contraturno escolar.

O responsável pela Educação Ambiental no município, Roberto Francine, explicou que além da escola, o objetivo é estabelecer a primeira unidade de conservação ambiental municipal, o que “representaria um grande ganho para a cidade, viabilizando trabalhar todas as questões de Educação Ambiental e ajudar no contraturno com atividades voltadas ao Meio Ambiente e floresta”.