Secretaria de Turismo de Ubatuba participa de feira internacional de Turismo

Ubatuba marcou presença na edição 2022 World Travel Market  – WTM Latin America, considerada a maior feira internacional de Turismo no Brasil, que aconteceu na Expo Center Norte, em São Paulo, de 5 a 7 de abril.

Além da exposição de folders e materiais referentes ao município, os representantes da Secretaria de Turismo de Ubatuba – Setur – puderam fazer vários contatos e criaram oportunidades de diálogo para promover a cidade como destino turístico.

Na quarta-feira (6), visando projetos futuros, a Setur promoveu tratativas com representantes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Secretaria de Turismo do Estado; com a empresa responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS); com o Sebrae e com a diretoria do Circuito Litoral Norte.

“Fizemos contato com outros estados e discutimos possíveis parcerias para novas rotas e intercâmbios entre as cidades”, explicou o secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau.

A data foi marcada pela presença do Ministro do Turismo, Carlos Brito, que na ocasião, destacou a forte retomada do setor no Brasil. O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e o assessor especial da Presidência da República, Mosart Aragão, acompanharam a agenda.

Já na quinta-feira (7), o encontro foi com as diretoras de eventos e financeira da prefeitura de São Paulo, Fernanda Ramiro e Maria Silva, com foco em projetos envolvendo Turismo e Esporte. Em seguida, a equipe compareceu ao estande do Cadastur e o diálogo foi predominantemente sobre estratégias para melhoria na fiscalização.

De acordo com a avaliação da Setur, a participação de Ubatuba junto às demais cidades da região foi muito importante para reforçar ainda mais a união com o objetivo de promover o Litoral Norte como um único destino, por meio do consórcio Circuito Litoral Norte.

Devido à pandemia, a última edição da feira aconteceu em 2019. A estimativa é que, nos três dias de evento, tenham passado oito mil pessoas pelo local.

A equipe também prestigiou o lançamento da Abeta Summit, que é o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Realizado desde 2003, é considerado o principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil.

Mais sobre a WTM

A WTM Latin America é o evento em que a indústria de viagens se reúne para negociar e promover contatos, divulgando cidades, agências e atrativos turísticos a relevantes instituições que compõem a indústria mundial de viagens e turismo.

A feira acontece em São Paulo, onde cerca de 15 mil profissionais de viagens e turismo e 500 empresas expositoras de 40 paises se encontram para fazer networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor também por meio de discussões, palestras e painéis sobre temas de interesse do nicho.

Este ano, a feira contou com a participação de representantes de destinos inéditos, como Portugal, Maldivas e Barbados.