Poder Executivo Municipal

Ubatuba completa 386 anos de muita história

Ubatuba completa 386 anos de muita história

Ubatuba é um dos destinos turísticos litorâneos mais procurados, principalmente durante o verão. Muito além de sol (que, às vezes, dá lugar a chuva ininterrupta, de onde origina-se o apelido “Ubachuva”), belas praias e surfe, a cidade carrega muita história, cultura, tradição e religiosidade.

 

386 anos

Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região. A chegada dos portugueses e franceses tentou escravizar os indígenas visando a colonização. Naquela época, Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig, passando para categoria de Vila somente em 1554.

O povoado foi elevado à Vila em 28 de Outubro de 1637, passando a se chamar Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, tendo como fundador Jordão Albernaz Homem da Costa, nobre português das Ilhas dos Açores.

Ubatuba, palavra de origem indígena, pode significar lugar de muitas canoas¨(ubá+tuba) -¨lugar abundante em canas para fazer flechas¨(uíba+tuba).

 

Dados

De acordo com o último censo, datado de 2022, a cidade possui 92.981 habitantes.

São mais de cem km de costa, que margeiam cerca de 102 praias. Ao todo, seu território é de  708,105 km².

Ubatuba está localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, distante 250 quilômetros da capital estadual. Faz divisa com as cidades de Paraty, Cunha, Caraguatatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.

A cidade é cortada pelo trópico de Capricórnio e está a 3m do nível do mar.  Sua latitude é 23°26’21,45″ S e longitude 45º04’16” W.

É uma planície litorânea com clima tropical úmido.

 

Comunidades tradicionais e povos originários

A comunidade indígena em Ubatuba é representada por povos que migraram para a região – de origem Tupi-Guarani e Guarani. Atualmente, os povos originários compõem quatro aldeias: a aldeia Boa Vista, que fica próxima à Cachoeira do Prumirim (com uma população indígena de 643 moradores); a aldeia Rio Bonito (uma ampliação da Boa Vista, localizada em Itamambuca) a aldeia Renascer, localizada no Pico do Corcovado; e a aldeia Akaray Mirim, no Sertão do Puruba.

Segundo o Censo 2022, do IBGE, Ubatuba possui quatro comunidades quilombolas: Quilombo da Caçandoca, Quilombo do Camburi, Quilombo da Fazenda da Caixa e Quilombo Sertão do Itamambuca, reunindo cerca de 1.371 quilombolas.

Já oscaiçaras, se dividem em aproximadamente 30 comunidades espalhadas por todo o município.

 

Cultura

A cidade apresenta várias manifestações artísticas, religiosas e culturais.

– Fandango Ubatubano: Relacionado à história do povo caiçara, que é expressada em forma de música. Sua base é formada pelos seguintes instrumentos: viola, machete, rabeca e pandeiro.

– Congada de Bastões  de São Benedito do Sertão do Puruba: Originária da cidade de Cunha, instalou-se em Ubatuba por meio do intercâmbio cultural com funcionários que vieram a Ubatuba para trabalhar na década de 1940.

-Dança da Fita do Itaguá: de origem européia, a  tradição chegou ao bairro na década de 50, por meio de um frequentador da praia da Enseada que teve contato com um pescador que trouxe a manifestação aprendida por ele em Santos.

 

Artesanato

A principal referência do artesanato em Ubatuba é o entalhe em madeira. Além das peças, existe a tradicional confecção de remos, que após adquirirem o formato ideal, são pintados à mão. A rota do artesanato da Estrada da Casanga é referência da modalidade.

Além disso, Ubatuba conta com uma diversidade de artistas plásticos, além do artesanato das comunidades tradicionais.

 

Festas Populares e religiosas

A maior e mais famosa festa popular de Ubatuba é a Festa de São Pedro Pescador (que não é o padroeiro da cidade, como muitos pensam, e sim, padroeiros dos pescadores).  Ela reúne fé, preservação e valorização dos costumes e do patrimônio cultural enraizado à vida pesqueira dos caiçaras. A primeira edição foi realizada em 29 junho de 1923 e sua programação é marcada por apresentações, comidas típicas da culinária caiçara, shows musicais, corrida de canoas, procissão marítima, benção de anzóis, missa campal e muitas outras atrações.

A Caiçarada, realizada geralmente no mês de setembro, visa é promover uma reflexão sobre a situação cultural e socioambiental das comunidades caiçaras, além dar visibilidade à beleza e a riqueza das culturas regionais.

Já a Folia do Divino é uma das manifestações culturais mais antigas em Ubatuba, ocorrendo há mais de dois séculos. A tradição é originalmente portuguesa e a peregrinação de casa em casa, levando cânticos e a bandeira do Divino, é realizada por dois grupos:Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba (Mestre Pedrinho) e Folia Caiçara do Divino Espírito Santo (Mestre Neco). As atividades acontecem aos sábados e domingos e começam tradicionalmente após a Páscoa, sendo encerradas em data próxima à Festa do Divino, realizada no mês de julho.

 

Destaque no Surfe

Ubatuba é conhecida como “Capital do Surfe”, tanto por ser celeiro de grandes destaques no esporte, como Filipe Toledo, como pelas praias que apresentam ótimas condições para a prática.

A modalidade chegou ao município em 1967, com os irmãos Paulo e Ricardo Issa. Em 1972, Paulo fundou a primeira associação de surfe da cidade e realizou o primeiro Festival Brasileiro do esporte, disputado até 1987. Em 1979, foi criada a Associação Ubatuba de Surfe (AUS), que existe até os dias de hoje.

Em abril de 1995, foi realizada a primeira aula da escolinha Municipal de Surfe na Praia Grande. Após 23 anos, a escolinha ganhou sedes físicas na Praia Grande e Perequê-Açu, pelas quais atualmente, são atendidas cerca de 300 alunos.

 

Birdwatching

Ubatuba tem mais de 80% de sua área total preservada pela Mata Atlântica, e conta com cerca de 540 espécies diferentes de pássaros, que habitam esse pedaço de natureza privilegiada do litoral Sudeste do Brasil. As estatísticas apontam que 30% das aves do Brasil e 5% das aves existente no planeta podem ser conferidas aqui.

Em Ubatuba, os pássaros estão em toda parte, inclusive no centro da cidade, e uma ótima opção para observá-los é visitar o Centro Cambucá de Observação de Aves administrado pelo Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Núcleo Picinguaba e a Prefeitura de Ubatuba.

A ave símbolo de Ubatuba é o tangará-dançador, com corpo azul claro, além do preto, e o topete vermelho vivo – que remete às cores da bandeira do município.

 

Projeto Tamar

Além das aves, Ubatuba é uma das cidades em que o Projeto Tamar está presente. A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social.

 

Belezas naturais – Ilhas, trilhas e cachoeiras

Um dos principais atrativos de Ubatuba são suas belezas naturais, como praias, cachoeiras e mata atlântica preservada.

Para a visitação segura desses atrativos, é recomendada a contratação de guia de turismo regulamentado. Em alguns atrativos, é exigida, ainda, a contratação de monitor credenciado.

Na Ilha das Couves, a capacidade é de 177 pessoas simultaneamente por faixa de horário (das 8h às 11h, das 11h às 14h e das 14h às 17h), somando um total de até 531 pessoas por dia. O transporte de passageiros é feito somente por operadores credenciados.

Já para a Ilha Anchieta, o limite é de 1020 pessoas. A Fundação Florestal faz a gestão do Parque Estadual Ilha Anchieta e informações podem ser obtidas pelo telefone (12)99615-3075 ou pelo e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br.

Quem desejar visitar o PEIA pode evitar filas, garantindo ingresso antecipado por meio do site. O transporte de barco até a Ilha Anchieta deve ser pago aos responsáveis das embarcações (é necessário contratar o serviço à parte).
O valor do ingresso ajuda a conservar o patrimônio histórico e natural da Ilha Anchieta. Link para os ingressos https://ilhaanchieta.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Além das Ilhas, O município conta com três Parques de preservação ambiental. O maior deles é o parque Estadual da Serra do Mar, com mais de 47 mil hectares. Na região norte, destaque para o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Usuários que pretendam realizar a trilha do Pico do Corcovado pela entrada do Núcleo Picinguaba deverão obrigatoriamente fazer o agendamento prévio com Parque. O contato pode ser feito pelo telefone 12 3832-1397 (Escritório Regional da Fundação Florestal) ou pelo e-mail npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov.br. Já para o acesso pelo Núcleo Santa Virgínia, para obter mais informações é necessário entrar em contato pelos telefones (12) 3671-9159 ou 3671-9266 ou pelos e-mails nucleosantavirginia@gmail.com / pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br.

 

Cachoeiras

As águas doces são ótimas alternativas de diversão no verão e Ubatuba oferece diversas opções de cachoeiras, por exemplo: Cachoeira da Escada, Cachoeira do Prumirim, Cachoeira do Ipiranguinha, Cachoeira da Renata.

O destaque é a Cachoeira da Água Branca, considerada a maior do Estado e a 7ª maior do Brasil, com cerca de 180 metros de altura. O atrativo está inserido em área de Parque Estadual da Serra do Mar e, por isso, é preservado e não é possível o acesso ao local sem autorização do Parque. Para visitação é necessário o acompanhamento de monitor local ou Guia devidamente credenciado.

 

Barra da lagoa/ Ilha dos Pescadores/ Mercado de Peixe

Local onde estão concentrados peixarias e um dos três pontos principais de desembarque de pescados e porto para as embarcações de pesca. Compondo a barra, encontra-se a Ilha dos Pescadores –  onde fica localizado o Mercado Municipal de Pescados e a sede da Colônia de Pescadores Z10 “Ministro Fernando Costa”. O Mercado de Peixe fica aberto ao público das 7 às 18 horas, de segunda a sábado e, aos domingos, das 7 às 14 horas.

 

Sertão do Ubatumirim (cultivo agrofloresta de Juçara)

Além da tradicional plantação de juçara –  que não se restringe só ao cultivo, mas também viabiliza a colheita, extração e produção da polpa, e também conta com a realização de uma tradicional festa, ainda pode-se conferir muito da cultura caiçara, além do cultivo da mandioca.

 

Agricultura Familiar

Em Ubatuba, são mais de 100 famílias de pequenos agricultores, muitos deles são agricultores familiares, que fazem desde o cultivo convencional ao agroecológico, orgânico e o extrativismo sustentável da Mata Atlântica.

 

Pecuária

Até novembro de 2022, Ubatuba contava com 12 criadores de bovinos com um total aproximado de 96 animais.

 

Mirantes

Na região central do município, a caminho do Morro da Prainha, existe um mirante com vista para a Praia do Cruzeiro. Nele, há uma imagem de São Pedro Pescador.

Já indo sentido Sul, é possível conferir o Mirante da Praia Grande, que possui quiosque; o Mirante da Enseada, onde, geralmente, há venda de artesanato ; o Mirante do Saco da Ribeira, com vista para marina, com barcos e lanchas e de onde saem passeios para a Ilha Anchieta.

No sentido contrário, para a regão norte, está o Mirante da Praia do Félix, que também é conhecido como Belvedere, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal e o Mirante da Chica  – localizado no caminho para as Praias da Comunidade da Almada, de onde se avistam as, Praias do Estaleiro, do Ubatumirim e Praia da Justa. No local, também há um quiosque.

 

Alguns Prédios históricos:

Biblioteca, Praça da Bandeira, Praça Nossa Senhora da Paz, Museu Washington Oliveira, Sobradão do Porto, Igreja Matriz Exaltação à Santa Cruz, Paço Nóbrega, Marco da paz, Posto de Puericultura e Antigo fórum (atual Sede Administrativa da Fundart).

 

 

 

 

 

 

 

/* * VLibras */