Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico ganha sede própria

Criado em 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba ganhou uma sede própria e foi oficialmente inaugurado na tarde desta sexta-feira (27). A unidade que atendia no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Postão, passará agora a receber os pacientes na avenida Liberdade, nº 860, no centro. Dados estatísticos apontam que atualmente cerca de mil pessoas passam por tratamento de câncer no município.

O núcleo se destaca no acolhimento, no acompanhamento e no auxílio aos moradores da cidade que precisam de tratamento contra cânceres, oferecendo ainda suporte aos pacientes pelo telefone (12) 3834-2325, por ligação ou WhatsApp. A criação do projeto foi uma necessidade diante do número crescente de paciente oncológicos, a complexidade da doença e dos tratamentos, bem como as necessidades diversas que a enfermidade exige, inclusive com equipe para atendimento domiciliar.

“Iniciamos o atendimento de uma forma simples e, este ano, a gente conseguiu formar realmente um núcleo, com equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeuta e médico oncologista, com um espaço próprio para um atendimento à altura das necessidades de um paciente oncológico. Esse projeto é um sonho que se tornou realidade, um legado importante que deixaremos para a cidade e sou grata por fazer parte disso tudo”, explicou a enfermeira Sueli Pedrosa, idealizadora do projeto.

Os tratamentos oncológicos costumam ser cansativos e o núcleo atua como um facilitador e intermediador entre os pacientes e os serviços oferecidos, principalmente em outros municípios, com a missão de otimizar etapas para o tratamento, evitar abandonos e faltas e monitorar a evolução dos pacientes. Também faz parte dos serviços oferecidos promover ações de rastreamento e diagnóstico precoce de cânceres, disponibilizar orientações de saúde, bem-estar e cuidados, além de preparar os pacientes para o enfrentamento da doença e para uma vida depois do câncer.

“O espaço ficou maravilhoso para acolher quem está passando por todo esse processo doloroso do câncer. Como paciente, posso dizer que agora teremos mais liberdade com um local exclusivo, aconchegante e com mais suporte”, destacou Vera Lúcia, de 65 anos.

O prefeito Marcio Maciel (MDB) ressaltou que o núcleo é uma referência para todo o estado de São Paulo. “Estou impressionado com a importância e grandiosidade desse projeto. Logo que tomei conhecimento ofereci todo o meu apoio e tenho certeza que ainda faremos a diferença na área da saúde de Ubatuba”, comemorou.

Também estiveram presentes na inauguração o vereador Adão Pereira (PSB); secretária de Saúde, Ana Cristina Lourenço; secretária Adjunta de Saúde, Estela Miragaya; Elias Santos, representando o vereador Jorginho Ribeiro (PV); diretora geral da Santa Casa, Dra. Paula Nicoletti; familiares da homenageada Francine Maia; pacientes do núcleo; equipe de profissionais do núcleo; convidados diversos. A cerimônia contou ainda com a apresentação musical do grupo Sons da Lira.

Homenagem à Francine Maia

O novo prédio do Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico recebeu o nome de Francine Maia França, uma homenagem à servidora pública concursada da Prefeitura de Ubatuba que muito contribuiu para melhorias na área da saúde da região e faleceu aos 48 anos, no dia 16 de setembro de 2019. O nome da Francine foi aprovado pelo Projeto de Lei 74/23 da Câmara Municipal, proposto pelo vereador Jorginho Ribeiro (PV).

Biografia

Francine Maia ingressou na Prefeitura de Ubatuba aos 19 anos, em 18 de março de 1991, por meio de concurso, como recreacionista na Secretaria de Esportes. Após formar-se em Assistência Social, passou também pelas secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social até se estabelecer definitivamente na Secretaria de Saúde, onde foi diretora da Supervisão de Planejamento em Saúde e atuou, entre tantas outras funções que desempenhou ao longo da carreira, como membro efetivo do Colegiado da Câmara Técnica do Litoral Norte, e fez parte de diversos grupos de trabalho da Diretoria Regional de Saúde (DRSXVII), que abrange 39 municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

A servidora foi integrante do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e dedicou boa parte de sua vida à defesa da garantia dos direitos da população à saúde, sendo defensora de uma gestora pública comprometida com a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua humanização.

Evento Outubro Rosa

Logo após a inauguração, o núcleo preparou um evento exclusivo do Outubro Rosa para as mulheres, com roda de conversa com diferentes profissionais sobre o tema, procedimentos de micropigmentação de mamilos e sobrancelhas oferecidos de forma gratuita pelo projeto “Arte com Paixão”, um café da tarde especial para as participantes, entre outras atividades.

Micropigmentação

As mulheres que desejarem participar do procedimento devem ser moradoras de Ubatuba e realizar a inscrição prévia pelo telefone (12) 3834-2325, por ligação ou WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O projeto “Arte com Paixão” é uma ação social idealizada e administrada por Ana Savoy, desde 2012, voltada ao atendimento gratuito de pessoas que estão ou passaram por tratamento de quimioterapia e perderam os pelos das sobrancelhas e, também, para mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia (retirada da mama) e desejam ter suas aréolas redesenhadas com o auxílio da micropigmentação. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas pelo site: www.artecompaixao.org.