Poder Executivo Municipal

Desfile do Aniversário de 386 anos de Ubatuba

Desfile do Aniversário de 386 anos de Ubatuba

8h – Comemoração dos 386 anos de Ubatuba começa com hasteamento das bandeiras no Paço Municipal

Abrindo as comemorações de aniversário da cidade, a Prefeitura de Ubatuba promoveu na manhã deste sábado, dia 28, o hasteamento de bandeiras no Paço Municipal na presença de autoridades. O evento teve início às 8h, com o Coro da Lira e a Banda Lira Padre Anchieta entoando o Hino Nacional e da cidade de Ubatuba. O hasteamento antecedeu o já tradicional desfile de aniversário, que este ano reunirá cerca de 25 instituições e mais de 2.500 pessoas na Avenida Dona Maria Alves.

 

 

8h10

Dando início à solenidade dos 386 anos, o Prefeito de Ubatuba Márcio Maciel (MDB) realizou um plantio de um Ypê amarelo no Paço Municipal e seguiu para o palanque a fim de dar início ao desfile de aniversário. “A festa é para todos os munícipes e que Deus abençoe Ubatuba sempre”, disse o prefeito Marcio Maciel (MDB) decretando aberto o desfile de 386 anos de Ubatuba

8h16

começando o desfile, os veículos de urgência e emergência percorrem a rua Dona Maria Alves. Além do Samu, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Bombeiros Marítimo, fazem parte desse primeiro pelotão as forças policiais que atuam na segurança da cidade.

8h25

Agora é a vez da Guarda Mirim de Ubatuba percorrer a avenida. A Guarda Mirim de Ubatuba é uma Associação sem fins lucrativos que atua no município há mais de 50 anos atendendo atualmente cerca de 250 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, ofertando espaço de convívio e desenvolvimento de habilidades, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar. A entidade prepara e insere os Guarda Mirins como aprendizes no mercado de trabalho.

8h35

A próxima instituição a participar do desfile é a Apae. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba. A instituição está presente na cidade desde 1987 e foi inaugurada pelo encontro de mães e familiares do município que buscavam incluir seus filhos com deficiência em um atendimento especializado. A APAE atende Pessoas com deficiências intelectual e múltipla e suas respectivas famílias com ações de habilitação, reabilitação e a promoção da pessoa com deficiência e sua integração à vida comunitária.
A instituição traz a mensagem de compartilhar o espírito de inclusão, amor e celebração.

Os alunos da Apae se posicionaram em frente ao palanque e fizeram uma apresentação às autoridades, com a música tema do filme “Grease

8h43

Agora, na avenida, quem desfila é a APEAU- Associação de Pais Espectro Autista de Ubatuba . A APEAU foi fundada em 2014 e é uma instituição que busca direitos e atendimento a pessoas com autismo, visando a inclusão e a igualdade.

SAUDE
A Secretaria Municipal da Saúde trouxe para o desfile representantes de grande parte dos equipamentos e serviços oferecidos à população, com a presença da Zé gotinha reforçando a importância da vacinação.

8h50

Dando continuidade às comemorações dos 386 anos de Ubatuba, a próxima instituição participante é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que funciona atualmente na EM Olga Gil. A Univesp em Ubatuba oferece cursos em três eixos: Licenciatura (em Pedagogia, Letras ou Matemática), Computação (que engloba os cursos de Ciência de Dados, Tecnologia da Informação ou Engenharia de Computação) e eixo de Negócios e Produção (Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais ou Engenharia de Produção).

 

8h52

O próximo grupo a desfilar são os representantes do Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância. A primeira infância é a faixa etária que compreende crianças de 0 a 6 anos e é uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano. Cuidar e educar as crianças é a estratégia comprovadamente mais eficaz de promover o desenvolvimento da pessoa, da sociedade e do país.

 

8h54

Após a Primeiríssima Infância e as unidades de Educação Infantil, a EM Iberê Ananias Pimentel, localizada na Picinguaba, abre o desfile das escolas de Ensino Fundamental.

 

9h06

Na sequência e encerrando a participação das escolas públicas municipais, a EM Tancredo de Almeida Neves percorre a rua Dona Maria Alves. A unidade possui ensino Fundamental II e é a única do município a oferecer Ensino Médio, Técnico e profissionalizante. Além das aulas, a EM Tancredo ainda conta com o projeto UbatubaSat, que é um projeto desenvolvido em parceria com o INPE visando montagem e teste de satélite de pequeno porte.

 

9h10

FAZ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A Faz Educação é responsável pela realização do projeto Núcleo de Inovação Tecnológica, “Cuidando do Futuro”. Atualmente, a iniciativa funciona em cinco polos e proporciona aos alunos e profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de acesso a tecnologias educacionais modernas em locais adequados, estruturados e equipados. E são eles que desfilam neste momento.

 

9h12

A Fundac atende em média 200 pessoas e foi criada em 14 de Abril de 2003, pela Lei Municipal nº 2.331, com o objetivo de implantar e implementar programas e projetos voltados para o atendimento de demandas relativas à criança e ao adolescente, no sentido de enriquecer a rede de serviços do município, obedecendo as diretrizes da Lei Federal n°8.086 de 13 de julho de 1990-ECA. Desde então, a Fundac executa programas, projetos e serviços voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.
Na avenida, desfilam funcionários e integrantes das oficinais culturais e socioeducativas da Fundação.

9h14

Fundart
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) abrilhantou o desfile de aniversário da cidade com os alunos das oficinas culturais, entre elas o ballet. Dezenas de pessoas representaram um pouco da cultura de Ubatuba pela avenida.

 

9h15

Secretaria de Esportes e Lazer desfila com aproximadamente 150 alunos dos projetos esportivos. O secretário de Esportes e Lazer, Fábio Rossi, acompanhou o desfile e falou sobre a importância do evento e da participação da Secretaria. “Além de ser um momento cívico, é uma oportunidade demonstrar tudo que está sendo realizado. Nós promovemos saúde.”

Futebol, artes marciais e muitas outras práticas esportivas agitando o desfile de celebração de 386 anos de muita história.

Cerca de 30 atletas de Ginástica Rítmica representaram a academia e desfilaram realizando performances e apresentando ao público as principais conquistas do ano. Destaque para o grupo adulto que se consagrou hexacampeão nacional na categoria.

Projeto Vem Dançar – o projeto social é realizado pela professora Patrícia Silva e consiste em aulas gratuitas de danças para mulheres. Estiveram presentes aproximadamente 30 alunas na celebração de 386 anos de Ubatuba.

 

9h30

Os Grupamentos de Escoteiros têm o objetivo de ajudar na formação de crianças e jovens úteis à sociedade. Com o lema: Sempre alerta, agora é a vez dos representantes das organizações que atuam em Ubatuba fazerem sua participação no desfile.

 

9h33

Quem vem chegando para percorrer a avenida agora é o instituto Heróis do Amanhã, um órgão voltado à conscientização de pronto-socorrismo para crianças, jovens e adultos. A instituição promove, ainda, campanhas mensais visando a doação de sangue

 

9h37

Agora, na avenida, roncos e buzinas com os motoclubes presentes em Ubatuba

 

9h39

Clube de Carros antigos desperta olhares empolgantes do público que acompanha o desfile

 

A Banda Lira Padre Anchieta agita musicalmente o desfile

9h46

Desde 1963, escola Sesi funcionava em Ubatuba e desempenhou um importante papel na historia dos estudantes. Suas participações em desfiles sempre foram de destaque na cidade, principalmente com a Fanfarra dos ex-alunos, que é sempre aguardada.

10h

Final do Desfile

/* * VLibras */