Poder Executivo Municipal

Jovens participam ativamente da 2ª Conferência Municipal da Juventude

Jovens participam ativamente da 2ª Conferência Municipal da Juventude

Mais de 350 jovens entre 15 e 29 anos participaram das plenárias e dos grupos temáticos da 2ª Conferência Municipal da Juventude, realizada nesta quarta-feira, 2 de setembro, na Unitau, com o objetivo de discutir seus anseios para Ubatuba e o Brasil. Reunidos em grupos temáticos que aconteceram tanto no período da tarde quanto à noite, os jovens participantes puderam identificar propostas  concretas de ações em nível local, estadual e nacional.

Na mesa de abertura da conferência, as falas destacaram a importância de espaços como esse para que a população tenha voz e opine ativamente sobre as políticas públicas que precisam ser feitas em todos os níveis.

Mikely Barbosa, estudante da ETEC de Ubatuba, que integrou a Comissão Organizadora da conferência, contou que decidiu se envolver na preparação após uma das primeiras reuniões do Orçamento Participativo Jovem (OPJovem) deste ano. No OP, a população ajuda o governo a definir as prioridades e os recursos para fazer as várias ações. Mas Mikely relatou que somente ela estava presente nessa reunião, mesmo o convite tendo sido feito em todas as salas de aula de sua escola e em outros bairros também. “Propus então que fosse feito novamente o OP Jovem para poder envolver a juventude amplamente. Numa segunda reunião, vieram 17 pessoas no total, até chegar ao dia de hoje”.

O prefeito Maurício destacou que a participação política cidadã nos destinos da cidade já é uma das várias formas de mudar Ubatuba, o estado ou o Brasil. “A participação significa fazer com que as coisas sejam decididas com base não em desejos individuais ou em questões de bairro mas que passem a ser feitas de maneira coletiva, representando o que a comunidade precisa, quer ou sonha”. O prefeito também lembrou que, para além de lutar pelos nossos direitos, é importante cumprir com os deveres e exigir que todos cumpram seus deveres. Outro destaque foi para a importância da cultura de paz: “Se olharmos os noticiários, vemos que há uma cultura de guerra que a gente precisa superar”.

A conferência foi também o momento de eleger conselheiros e conselheiras do OP jovem, o que aconteceu tanto no período da tarde quanto à noite. Todos os jovens que se apresentaram para esse papel foram eleitos por aclamação.

Elton Herreiras Júnior, da AUSK (Associação Ubatuba de Skate), foi eleito como o delegado da sociedade civil para representar Ubatuba na Conferência Estadual da Juventude, que é o espaço onde se elegerão os delegados para a 3ª Conferência Nacional da Juventude, que acontecerá entre 14 e 17 de dezembro de 2015, em Brasília (DF).

Algumas propostas da juventude*
Construção de um Campus da Universidade Pública Federal
Ensino da cultura caiçara, quilombola, indígena e da história de cada cidade nas escolas e realização de campanhas em todos os lugares públicos e na mídia de estímulo à coexistência pacífica e contra todas as formas de discriminação (por raça, gênero, sexualidade ou classe social)
Campanha de conscientização de motoristas e ciclistas para melhor convivência
Estimular a participação no Conselho de Juventude
Criação de um centro de excelência para fomentar jovens esportistas
Criação do centro de referência de atendimento à saúde do jovem
*A relatoria completa das propostas estará disponível em breve, no site da Prefeitura de Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br

Participação online e próximos passos

Para quem não participou da conferência presencial, no mês de setembro ainda é possível enviar propostas em torno a todos os eixos da conferência nacional. Para saber mais, visite o site: http://juventude.gov.br/profile/conferencia

 Conselheiros do Orçamento Participativo Jovem

Abraão Vasconcelos dos Santos Elton Herreiras Junior Mikely Barbosa
Aline Ramos Jesus dos Santos Eugênio Alves da Silva Moara C.S.S. Moraes
Aline Souza Aguiar Gadadhara Pandita Gonzalez Graña Murilo Girotto Giroudini
André Lopes Oliveira Helena Graça Priscila Pereira Alves
Bruno Borges César Pires Jéssica Luana de Carvalho Andrade Rafael Kevin de Moura Silva
Claudiney I. de O. Júnior Kimbirlly Ibiapina Custódio Talita Cabral Prado
David Douglas F. Vieira Laura Souza Ferreira dos Santos Vitória Cristina Araújo Prado
Douglas de Oliveira Correia Luiza de Lima Luiz Fernandez Wallace Taborda de Oliveira
Elaine Gonçalves Guedes Madalena Briet Nabethe

 

Funcionario
/* * VLibras */