Jovens participam ativamente da 2ª Conferência Municipal da Juventude

Mais de 350 jovens entre 15 e 29 anos participaram das plenárias e dos grupos temáticos da 2ª Conferência Municipal da Juventude, realizada nesta quarta-feira, 2 de setembro, na Unitau, com o objetivo de discutir seus anseios para Ubatuba e o Brasil. Reunidos em grupos temáticos que aconteceram tanto no período da tarde quanto à noite, os jovens participantes puderam identificar propostas  concretas de ações em nível local, estadual e nacional.

Na mesa de abertura da conferência, as falas destacaram a importância de espaços como esse para que a população tenha voz e opine ativamente sobre as políticas públicas que precisam ser feitas em todos os níveis.

Mikely Barbosa, estudante da ETEC de Ubatuba, que integrou a Comissão Organizadora da conferência, contou que decidiu se envolver na preparação após uma das primeiras reuniões do Orçamento Participativo Jovem (OPJovem) deste ano. No OP, a população ajuda o governo a definir as prioridades e os recursos para fazer as várias ações. Mas Mikely relatou que somente ela estava presente nessa reunião, mesmo o convite tendo sido feito em todas as salas de aula de sua escola e em outros bairros também. “Propus então que fosse feito novamente o OP Jovem para poder envolver a juventude amplamente. Numa segunda reunião, vieram 17 pessoas no total, até chegar ao dia de hoje”.

O prefeito Maurício destacou que a participação política cidadã nos destinos da cidade já é uma das várias formas de mudar Ubatuba, o estado ou o Brasil. “A participação significa fazer com que as coisas sejam decididas com base não em desejos individuais ou em questões de bairro mas que passem a ser feitas de maneira coletiva, representando o que a comunidade precisa, quer ou sonha”. O prefeito também lembrou que, para além de lutar pelos nossos direitos, é importante cumprir com os deveres e exigir que todos cumpram seus deveres. Outro destaque foi para a importância da cultura de paz: “Se olharmos os noticiários, vemos que há uma cultura de guerra que a gente precisa superar”.

A conferência foi também o momento de eleger conselheiros e conselheiras do OP jovem, o que aconteceu tanto no período da tarde quanto à noite. Todos os jovens que se apresentaram para esse papel foram eleitos por aclamação.

Elton Herreiras Júnior, da AUSK (Associação Ubatuba de Skate), foi eleito como o delegado da sociedade civil para representar Ubatuba na Conferência Estadual da Juventude, que é o espaço onde se elegerão os delegados para a 3ª Conferência Nacional da Juventude, que acontecerá entre 14 e 17 de dezembro de 2015, em Brasília (DF).

Algumas propostas da juventude*
Construção de um Campus da Universidade Pública Federal
Ensino da cultura caiçara, quilombola, indígena e da história de cada cidade nas escolas e realização de campanhas em todos os lugares públicos e na mídia de estímulo à coexistência pacífica e contra todas as formas de discriminação (por raça, gênero, sexualidade ou classe social)
Campanha de conscientização de motoristas e ciclistas para melhor convivência