Cerimônia oficializa formatura de 62 GVTs que vão atuar na temporada em Ubatuba

Autoridades, instrutores e familiares estiveram presentes no auditório da EM Presidente Tancredo de Almeida Neves na última quarta-feira, 23, para prestigiar a entrega de certificado dos 62 Guarda Vidas Temporários (GVTs) que estão, a partir da data, capacitados para atuar nas praias durante a temporada de verão 2019/2020.

Além das 40 contratações do município, os demais são provenientes de processo seletivo para contratação de Guarda Vidas por Tempo Determinado (GVTD), do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Após a execução dos hinos nacional e de Ubatuba, os três participantes que obtiveram as maiores notas durante o curso foram homenageados: Carlos Eduardo Santos, Lucas Araújo e Gabriel Nogueira.

Após a entrega do certificado dos participantes, o orador da turma, Gustavo Rocha Leão, abordou em seu discurso sobre ser uma espécie de “herói”, enalteceu características da turma, como disciplina, lealdade e trabalho em equipe e agradeceu ao prefeito Délcio Sato (PSD) por “valorizar com sabedoria a importância do GVT para a cidade”.

O vereador Rochinha do Basquete parabenizou a todos e expressou sua admiração pelos formandos. O secretário adjunto de Meio Ambiente, Carlos Peixoto Júnior, enalteceu o trabalho do comandante e dos instrutores do curso, salientando a importância de cada um. “O sucesso de vocês é o sucesso do comando”.

O secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Júnior, também reforçou a importância do GVT na cidade e que, por isso, a administração fez questão de aumentar o número de vagas desde o último ano – passando de 30 para 40 contratações.

Franco ainda falou sobre o investimento da gestão no Corpo de Bombeiros, comentando sobre a reforma executada no Posto de Bombeiros do Pereque-Açu. Ressaltou a previsão da reforma do posto da Praia Grande (em parceria público/privada), futuras instalações nas Toninhas e Maranduba, e a aquisição de uma moto aquática que deve chegar ainda para esta temporada. “Uma cidade sem segurança não tem Turismo”, afirmou.

O prefeito Sato destacou que o setor GVT também faz parte da segurança pública, num geral, e parabenizou os formandos, enfatizando que “o treinamento e a atuação nesses dois anos e meio em que estou à frente da administração foram exemplares, atuando com muita dedicação e obtendo resultados positivos para Ubatuba. Muito me alegra oferecermos mais segurança para atender não só aqueles que nos visitam, mas também, os moradores”.

Finalizando a cerimônia, o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de Ubatuba (GBMar), tenente Danilo Pisaneschi, agradeceu a presença dos familiares e disse que a atuação implica um “trabalho duro e uma responsabilidade altíssima, porém, a satisfação de tirar alguém da água não tem preço.”

Pisaneschi ainda retomou a reflexão do orador da turma sobre o termo “herói”. “No momento em que assinamos o termo, já temos algo diferente – quem se coloca em um lugar de perigo para salvar alguém não é uma pessoa normal, é um herói, sim”, concluiu.

Confira alguns registros: