Poder Executivo Municipal

Conselho dos Direitos da Criança promove ação de combate à violência sexual

Conselho dos Direitos da Criança promove ação de combate à violência sexual

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba realiza nesta quarta-feira, 18 de maio, uma ação de rua com entrega de panfleto e conversas de esclarecimento para conscientização sobre as diferentes formas de violência sexual contra a criança e adolescente e o que pode ser feito para combate-las. A atividade acontece no Calçadão do Centro de Ubatuba, das 9 às 17 horas.

Segundo dados do Disque Direitos Humanos, apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

O abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro financeiro ou de outro tipo e envolve desde as redes de prostituição e tráfico, pornografia e turismo sexual.

A data do 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na década de 70, a partir de ampla mobilização do movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em 1973, nessa data, uma menina de 6 anos foi sequestrada, violentada e assassinada. Seus assassinos nunca foram punidos.

“O trabalho junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais de diferentes áreas, como educação, saúde, assistência social e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor são ações de prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes”, destaca Rodrigo Lemos, Presidente do CMDCA de Ubatuba.

Em caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, a Polícia Militar, Federal ou Rodoviária e ligue para o Disque 100 – Disque Direitos Humanos.

Funcionario
/* * VLibras */