Prefeitura intensifica ações com população em situação de rua

A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Ubatuba reuniram-se com a Policia Rodoviária Federal no último dia 13 de janeiro com o objetivo de dar continuidade à política de abordagem e acompanhamento de pessoas em situação de rua.

A reunião faz parte dos desdobramentos de uma série de ações iniciadas no fim do ano passado, quando reuniram-se diferentes setores da sociedade e lideranças locais.

A partir de agora, a PRF vai apoiar as ações no sentido de identificar veículos transportando moradores de rua de uma cidade para outra, sempre, claro, garantindo o direito de ir e vir presente na Constituição.

“Estes casos são ilegais e serão enquadrados na política nacional de moradores em situação de rua”, disse Bergamasco, o inspetor da PRF.

“Na semana passada, houve a articulação de uma parceria com a ACIU (Associação Comercial de Ubatuba) e estão previstas outras ações com a Policia Rodoviária Estadual e com entidades religiosas que atuam na área”, informa Gerson Florindo, secretário-adjunto da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social.

Ação Humanizada

A Prefeitura de Ubatuba, através da sua Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, oferece alguns serviços para pessoas em situação de rua no município, tais como passagem ou transporte para retorno à cidade de origem, mediante avaliação social.

A pasta também encaminha pessoas em situação de rua para banho e alimentação em abrigo específico e conveniado no município.

Para os casos de pessoas que aceitam auxílio, a secretaria, após avaliação social, encaminha para acolhimento provisório em abrigo institucional.

Neste período, a pessoa precisa aceitar as regras de convivência da casa, passar por acompanhamento psicológico (caso necessário), bem como proceder a reorganização da documentação para reinserção do mercado de trabalho ou outra ocupação produtiva.

A equipe de proteção especial da SMCDS realiza abordagem social sistemática pelo menos três vezes por semana em pontos de concentração de pessoas em situação de rua, visando cadastrar e mapear a presença destas pessoas e estudar as motivações que originaram a situação. e

“Buscamos ferramentas e mecanismos diversos e promovemos ações para superação desta condição”, exp;cia Marcio Candido, coordenador de Proteção Social da SMCDS.

Os cidadãos e turistas também podem colaborar encaminhando os casos para a equipe envolvida: Rua Parana, 375, centro – Ubatuba, SP. Fone: (0xx12) 3834-3500.