
O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba continua na preparação e mobilização rumo à XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Ubatuba, a etapa municipal da conferência será realizada no dia 12 de setembro, no Teatro Municipal.
Uma nova reunião com os coordenadores das escolas aconteceu na quinta-feira, 23, e teve o objetivo de alinhar os eixos temáticos da conferência e a metodologia para incluir os adolescentes no processo de discussão e formulação de propostas.
“A intenção é possibilitar aos adolescentes a reflexão como cidadão de direitos sobre suas necessidades e sobre como a sociedade e o poder público têm buscado atender a essas demandas”, explica Rodrigo Lemos, presidente do CMDCA e membro do GAIATO – Grupo Aberto à Infância e à Adolescência – Técnicas Ocupacionais.
Ao longo desta semana, a comissão de organização da conferência municipal também fará visitas às instituições e movimentos sociais para uma sensibilização sobre a importância da conferência e de garantir a participação também de crianças e adolescentes.
Eixos de discussão
Sob o tema “Proteção integral, diversidades e enfrentamento da violência”, a conferência municipal discutirá os mesmos eixos que estão no documento base preparatório à conferência nacional:
Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social
- Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes
- Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes
- Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes
- Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes
Para ler o documento base completo e outros documentos de orientação, acesse o link:
http://www.direitosdacrianca.gov.br/xi-conferencia