Aplicativo “Olho na escola” já gera feedback da Educação em Ubatuba

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou, em outubro do ano passado, o aplicativo ‘Olho na Escola’ – uma ferramenta que funciona como um canal visando contribuir para a melhoria da qualidade da Educação nas mais de 12 mil escolas da rede pública.

De acordo com as interações, o aplicativo gera gráficos, que permitem à gestão das cidades analisarem a situação das unidades, como críticas, sugestões e elogios. Para interagir com o aplicativo, é necessário fazer um cadastro que comprove o vínculo com a referida unidade escolar. Podem participar pais, alunos, professores, diretores e funcionários de escolas, e também, a população.

Já para conferir os resultados, qualquer pessoa pode acessar o site e ter acesso aos gráficos e apontamentos – basta selecionar a unidade como “Ubatuba” e, no caso da Prefeitura, selecionar o âmbito “municipal”.

A “Capital do Surfe” é uma das primeiras cidades que já apresenta dados para conferência. As informações foram classificadas como “elogio” e são referentes à EM. Olga Ribas de Andrade Gil. O TCE disponibilizou um infosite (www.tce.sp.gov.br/olhonaescola) com todas as informações e orientações sobre as funcionalidades do ‘Olho na Escola’.

O ‘Olho na Escola’ já está disponível para download nas lojas digitais de aplicativos Play Store e Apple Store.

Vale lembrar que, de acordo com o presidente do TCE, a iniciativa também será de grande importância para o órgão, gerando relatórios que servirão de subsídio para o julgamento anual das contas municipais.