Capacitação dos agentes educacionais de Ubatuba trouxe criatividade e música

Os agentes educacionais da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba se reuniram na sexta-feira, 01, para participar da quinta etapa da formação continuada em serviço. No total, foram quatro encontros durante o ano, em reuniões pedagógicas, somados às atividades da semana da Educação.

Os profissionais foram divididos em turmas – no período da manhã, participaram os agentes das regiões oeste e norte; no período da tarde, regiões sul e central. Além disso, a ocasião também foi uma oportunidade de integração para os 23 novos agentes convocados do último concurso.

Nesse último encontro, os presentes puderam assistir às palestras com as arte educadoras Fabiana Fonseca e Marília Maia, que falaram respectivamente, sobre criatividade e arte no estímulo às crianças e musicalidade na infância.

Fabiana destacou a necessidade de oferecer um repertório artístico e cultural de qualidade para as crianças, formando um material para a construção de subjetividades sensíveis.

“O segredo está na arte, nos sonhos, nas músicas nas brincadeiras alimentando as imagens internas e construindo uma infância com referência positiva”, afirmou.

Já Marília trouxe aos presentes reflexões sobre o impacto da música no organismo humano e seu ambiente e como usar esse recurso para interagir e criar momentos com os pequenos. Ela explicou que a música pode ser usada como elemento surpresa e causar várias reações, como acalmar, despertar e trabalhar emoções.

A equipe Supervisão Escolar da Educação Infantil, responsável pela iniciativa, informou que ao final de cada encontro, os participantes puderam preencher uma avaliação e, a maioria, apontou um retorno positivo. “As capacitações significam um momento de parada na correria do dia a dia para dedicar a um momento de aquisição do conhecimento prático”, explicou a Supervisora Renata de Paula.

Capacitação agentes educacionais_01 de dez (1)