Bicicletas ornamentam praças públicas de Ubatuba

“Sou eu que te faço companhia por aí, entre ruas, avenidas, na beira do mar”. Esse é um dos versos de uma música de Toquinho, chamada “ A Bicicleta”. Para este final de ano, em Ubatuba, ela faz ainda mais sentido.

Quem anda pelos locais mais movimentados da cidade pode reparar em várias bicicletas com floreiras que andam enfeitando rotatórias e praças públicas da região central. Essa foi uma iniciativa do munícipe François Leandro dos Santos Silva. Há cerca de dois meses, ele começou a confeccionar as bicicletas e deixar na casa da mãe, Sônia Marlene Aparecida da Silva, até conseguir a aprovação para instalar as “obras de arte” pelo município.

“A ideia surgiu a partir de uma conversa com minha mãe, quando estávamos a passeio e vimos uma bicicleta para ornamentação, mas em local privado apenas para clientes. Nossa ideia foi colocar em locais públicos para que qualquer um possa ver e tirar fotos”, explicou Silva.

Ao todo, já são seis bicicletas, com previsão de instalação de mais cinco nesta terça-feira, 05, totalizando onze. A intenção é que duas delas fiquem no Itaguá, próximo ao receptivo dos Cruzeiros Marítimos, uma no Perequê Açu e uma próximo a Sabesp.

“Eu, como caiçara de Ubatuba, decido os locais mais cuidados e visitados com a ajuda do Leandro Lorenzo,  que colabora na parte das plantas e instalação das bicicletas. Nosso objetivo é divulgar a nossa cidade, atraindo cada vez mais o turismo, pois, segundo comerciantes locais, na Praça da Baleia, só nesse fim de semana, já foram tiradas mais de 300 fotos”, acrescentou.

Maria Amélia Seixas é moradora de Ubatuba e também aprovou a iniciativa. “Estão lindas. Nos remete à primavera e quebra esse cinza de ‘Ubachuva’”, destacou. Margareth Iglesias também lembrou de enfatizar a presença das flores. “Achei uma ideia maravilhosa, até porque, sou suspeita para falar de flores ,sou completamente apaixonada por elas”, disse.

A psicóloga Maria Rita Bernardi lembrou que a ideia representa o transporte mais utilizado na cidade. “Achei lindo e acredito que elas, e as demais que ainda não vi, representam nossa cidade, como a que se mobiliza em bicicletas, nos livrando dos agentes poluentes e mantendo Ubatuba mais pacata”, frisou.

“Nossos jardins e praças estão contando com novas bicicletas. Parabenizo a atitude do François Leandro Silva e agradeço, pois são iniciativas como esta que nos fazem acreditar que juntos podemos construir uma cidade melhor”, comemorou o prefeito Délcio Sato (PSD).

Mobilização

Como Silva é dono de uma loja de bicicletas, existe uma certa facilidade ao acesso a peças usadas. Antigamente, ele juntava e levava ao ferro velho; hoje, ele usa quase 70% da sucata. Nesse processo, há muitas pessoas colaborando e as redes sociais foram ferramentas essenciais para o sucesso da iniciativa.

”Fiz uma campanha no facebook pedindo bicicletas usadas e estou ganhando várias, graças a Deus. Tem muita gente aderindo ao projeto que, hoje, tomou proporções gigantescas que nem eu esperava, pois não faz nem 10 dias que começamos a espalhar as bicicletas e já tem mais de cinco mil curtidas nos grupos onde postamos”.

A ideia está dando tão certo que, além de ser uma solicitação dos próprios moradores de outras regiões, como Maranduba, Lázaro e Saco da Ribeira, até cidades vizinhas estão de olho e fazendo contato para fazer o mesmo, como é o caso de Ilhabela.

Para fazer parte

Silva comenta que toda ajuda é bem-vinda, não só referente a doação de bicicletas, mas, doação de tinta spray, utilizada na pintura da ornamentação. Quem desejar colaborar pode entrar em contato com ele pelos telefones (12)  99744 8118 ou (12) 38321234 e, ainda, pelo whatsapp (12) 988643150

Bicicletas (2)