Poder Executivo Municipal

EM Maestro Pedro lança jornal com alunos dos 5° anos

EM Maestro Pedro lança jornal com alunos dos 5° anos

Alunos, professores e equipe gestora da EM Maestro Pedro Alves de Souza, no bairro da Figueira, vêm trabalhando na produção de um jornal da escola, desenvolvido pelos alunos dos 5° anos. A ação é resultado de uma parceria entre as professoras Gisela Ribeiro Penteado e Marília de Jesus B. Almeida.

“O projeto nasceu a partir do diagnóstico da unidade escolar, que verificou a necessidade de aprofundarmos o trabalho com a leitura e escrita. Sendo assim, é necessário ampliar as ações e intervenções de maneira que fomente o gosto pela leitura, a ampliação do repertório linguístico e o enriquecimento no processo de letramento”, comentou o coordenador pedagógico da EM Maestro Pedro,  Leandro Gomes Caetano.

O processo de criação iniciou com a escolha do nome do jornal, que mobilizou toda a escola. Em seguida, os alunos dos 5° anos dividiram-se em grupos para fazerem pesquisas e definir os editoriais: dia-a-dia, curiosidades, previsão do tempo, calendário, entrevistas dentre outros assuntos.

No laboratório de informática, eles diagramaram todo o conteúdo previamente elaborado. O resultado foi lançado essa semana, em um formato de quatro páginas totalmente produzido por eles.

“Estamos muito felizes com o resultado. Nosso objetivo aqui foi incentivar e estimular a criatividade, o prazer e o interesse pelo mundo da leitura e da escrita, levando os alunos a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação; favorecendo uma aprendizagem significativa na formação desses alunos para que leiam e compreendam, escrevam com coerência e se comuniquem com mais clareza ”, finalizou Caetano.

Confira a edição completa aqui: Jornal Finalizado_5o ano

 

Funcionario
/* * VLibras */