EM Olga Gil comemora o Centenário de nascimento de sua patronesse

A tarde da última segunda-feira, 11, foi marcada pela emoção na EM Prof. Olga Ribas de Andrade Gil, localizada no centro de Ubatuba. A unidade realizou um sarau em comemoração ao centenário de nascimento da patronesse da escola, Olga Gil, que contou com a presença dos filhos, neto e bisnetos da homenageada, além de ex-alunos, colegas de trabalho e amigos.

Os filhos Eliana, João, Olga Regina e Ângela se emocionaram ao lembrar, contar e ouvir dos presentes um pouco sobre a história da professora Olga Gil, cuja memória foi contemplada de diversas maneiras ao longo da tarde.

A secretária de Educação, Pollyana Gama, destacou a dedicação da educadora em sua vida profissional e a importância do seu legado, o que justificou a escolha como patronesse da escola.

A ex-presidente da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), Regina Vigneron, também esteve presente e lembrou de ter se hospedado na casa da professora Olga Gil há 45 anos, quando chegou em Ubatuba. Muito emocionada, Regina falou não só do acolhimento que recebeu, mas também da excelência na profissão que Olga Gil fazia questão de exercer, por meio do seu comprometimento com cada aluno, zelando pelo aprendizado individual sólido.

Apresentações

Professores e alunos produziram apresentações, como jogral e leitura de poemas, especialmente para a ocasião.

O ponto alto foi a roda de conversa, promovida entre os alunos e a família de Olga, momento em que as crianças puderam saber um pouco mais sobre a homenageada, sua personalidade, seus gostos e sua relação com a vida.

O sarau foi encerrado com dois corais de alunos que apresentaram as duas músicas favoritas da professora Olga: “A Banda”, de Chico Buarque de Holanda e “Cabecinha no Ombro”, de Almir Sater.

A equipe gestora da unidade é composta pela diretora Selma Abitante, a vice-diretora Margarete Degair da Silva Wakisaka e a coordenadora pedagógica Manuela Souza Romero.

Um pouco sobre Olga Gil

Olga Ribas de Andrade Gil, é filha de Aristides Pereira de Andrade Gil e Aracy Ribas de Andrade, nasceu aos 03 de novembro de 1919, na cidade de Aparecida, Estado de São Paulo.

Cursou o primário e ginásio em sua cidade natal, de onde se mudou em 1940 para Taubaté, a fim de cursar a Escola Normal Municipal de Taubaté, formando-se em 1944.

Em 06 de setembro de 1947, casou-se com João Bernardes de Almeida Gil e teve cinco filhos.

Em 1965 optou pelo magistério, atuando em diversas escolas estaduais do município de Ubatuba.

Em 1972 foi comissionada pela Secretaria de Educação para exercer a função de Orientadora Pedagógica de 1ª a 4ª séries, na área de Matemática, junto ao SEROPE – Serviço de Orientação Pedagógica na Delegacia de Ensino de Caraguatatuba, onde permaneceu até a extinção deste órgão.

Nessa época, reassumiu a sala de aula na antiga EEPG do Perequê Mirim, atualmente EEPG Prof.ª Florentina Martins Sanches, onde também atuou como Diretora.

Aposentou em 1979, mas mesmo assim continuou exercendo a função de professora no Curso Supletivo da Escola Municipal de Ubatuba e em sua residência, com aulas particulares para recuperação de alunos.

Em 1981 adoeceu, vindo a falecer em São Paulo no dia 21 de novembro de 1984, sendo sepultada no cemitério Boa Vista em Taubaté.