Poder Executivo Municipal

Alunos de Ubatuba promovem exposição de esculturas inspiradas em artista carioca

Alunos de Ubatuba promovem exposição de esculturas inspiradas em artista carioca

Cerca de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba criaram uma série de esculturas inspiradas nas obras do artista plástico, pintor e escultor Ivan Cruz para celebrar o aniversário da cidade. A ação aconteceu na quarta-feira, 27, na Praça 13 de Maio – localizada na região central.

Os estudantes do Ensino Infantil e Fundamental (Etapa I ao 5º ano) das unidades EM Prof.ª Maria da Cruz Oliveira, no Perequê Mirim; EMEI Profº Joaquim Luís Barbosa, no Bela Vista, e EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil, no Centro, elaboraram 42 esculturas que representam crianças e o resgate das brincadeiras infantis, pois Ivan Cruz é reconhecido, principalmente, pelas manifestações artísticas que remetem essas brincadeiras. Foram dois meses de trabalho para chegar ao resultado final.

A coordenadora dos arte-educadores, Adriana Dias, juntamente com a professora Rosimara Coelho, elaboraram o projeto com o objetivo de trabalhar o conteúdo da primeira infância, simultaneamente com a cultura caiçara, por meio das obras que foram expostas espalhadas pela Praça 13 de Maio e puderam ser prestigiadas não só por alunos da Rede, mas pela população que transitava pelo local.

As esculturas trabalharam, também, a diversidade e a inclusão, contando com bonecos de várias etnias, alguns com deficiência e todos sem rosto para que as crianças pudessem se identificar e se sentirem representadas, sem um estereótipo definido.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, e a secretária adjunta da pasta, Maria Paula Viera, compareceram ao local e enalteceram o trabalho das responsáveis pelo projeto que, segundo o próprio Ivan Cruz, é considerado uma “releitura inédita”.

“Ninguém, até então, tinha feito o que essas crianças das escolas de Ubatuba que, sob coordenação, já elaboraram cerca de 40 esculturas com papel machê e outras técnicas para serem expostas em uma praça como se estivessem brincando. Fico feliz em saber da iniciativa e quero parabenizar a coordenação, os educadores e a professora Rosimara”, comemorou o artista em vídeo encaminhado para Secretaria de Educação  – confira aqui.

Resgate cultural

Outras ações que aconteceram no local foram a promoção de brincadeiras, como bambolê e pula corda, desenvolvidas por professoras de Educação Física da Rede Municipal e a contação de histórias caiçaras com a contadora da Rede, Emília Viana – esta última que aconteceu às 14 horas abordando a lenda da Gruta que Chora, seguida de uma atividade em que as crianças puderam elaborar desenhos referentes à lenda e colarem em um mural.

“É importante o resgate dessas brincadeiras nos espaços públicos. É necessário chamar a atenção da população que passa aqui, todo dia, em um local que é de todos nós e, também, incentivar o brincar para uma geração mais tecnológica, valorizando também, a leitura e a cultura local”, destacou Fatinha.

“A gente não ensina para as crianças o amor à Ubatuba. Elas experenciam. Quando elas veem tudo isso acontecer, quando elas sentem, elas compreendem. O objetivo hoje é promover o resgate do brincar, da cultura e do pertencimento – tudo isso em comemoração ao aniversário da nossa cidade, porque a nossa cultura não pode morrer, nem as brincadeiras infantis”, finalizou Emília Viana.

/* * VLibras */