Muro da EM Tancredo Neves se tornará “memorial”

Em 2019, a Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves completa 50 anos e, para celebrar a data, o diretor da unidade, Jayro Bento Rodrigues, já está visualizando as comemorações.

Uma das iniciativas, inclusive, envolve uma polêmica a pintura do muro da escola. Há cerca de três anos, foi feita uma proposta de utilizar muro de grafite alusão à mata atlântica. Segundo o diretor, muitas pessoas não gostavam da pintura e algumas delas pichavam e deterioravam o muro, o que incomodava muita gente. Na tentativa de resolver, a pintura do muro (que inicialmente custou R$ 4500,00) foi retocada – um investimento de mais R$ 1 mil.

“Várias vezes passei na calçada e vi muitas coisas escritas, que quem passa de carro pelo local não consegue enxergar. Então, um pai de aluna se ofereceu para pintar o muro caso a escola doasse a tinta branca, o que aconteceu de 15 a 20 de janeiro. Essa atitude incomodou muitas pessoas, principalmente, porque eu tinha idealizado um projeto que ainda não havia compartilhado”, explicou.

A professora Bruna, que leciona a disciplina de Artes na escola, produziu com determinadas turmas alguns mosaicos como parte de seu plano de trabalho e eles estão expostos em algumas paredes no interior da escola. Jayro gostou da ideia e pensou em unir a praticidade do mosaico (que é feito de azulejos e que remove mais facilmente a tinta da pichação) e a bagagem emocional que a atividade carregaria: o mural seria uma espécie de anuário das turmas formandas, visando o jubileu de ouro do Tancredo em 2019.

De acordo com ele, os alunos iriam sentir todo o significado que eles próprios deixarem um registro de seus momentos na escola para ser lembrado daqui a anos.

“Além dessa memoria, e muito mais difícil deteriorar aquilo que você teve o trabalho e o carinho para fazer. É a história que o aluno está construindo ao longo do tempo”, concluiu o diretor.