Prefeitura simplifica processo de abertura de empresas na cidade

Em mais uma etapa no processo de modernização e desburocratização da máquina pública, a Prefeitura de Ubatuba implantará agora no mês de julho o sistema Via Rápida Empresa (VRE), que facilita a abertura de novas empresas no município.

Parceria da prefeitura junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e ao SEBRAE, o VRE possibilitará ao empreendedor a solicitação e regularização de sua atividade econômica junto às esferas administrativas em apenas um ato.

O VRE é um integrador de serviços. Um único local que possibilita solicitações de abertura, viabilidade, inscrições tributárias e licenciamento de atividades de baixo risco, permitindo em uma entrada única no sistema, via internet, a realização e o acompanhamento de todo o procedimento.

“Ou seja, o VRE acompanha o licenciamento em cada órgão de forma independente, porém integrada”, explica Pedro Seno, secretário municipal de TI.

Os órgãos envolvidos nessa integração que engloba toda a esfera de viabilidade do programa são: Prefeitura, CETESB, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Receita Federal do Brasil.

“O resultado do VRE é a diminuição do tempo e do custo de abertura da empresa para o futuro empresário”, continua o secretário.

O prefeito Maurício destaca o avanço que a implantação do VRE traz para o desenvolvimento do município.

“A implantação do Via Rápida é mais uma forma de atender bem o contribuinte e futuro empresário ubatubense. Estamos simplificando um processo que poderia levar meses para acontecer”, comemora Mauricio.

“Vale destacar também que a prefeitura deve ainda neste mês colocar no Portal de Serviços uma ferramenta de consulta de viabilidade para abertura de empresas e o futuro empresário poderá consultar em tempo real onde uma determinada atividade é permitida”, finaliza o prefeito.