Câmara Técnica de Saneamento do CBH-LN reúne-se em Ubatuba

A Câmara Técnica de Saneamento (CT-SAN) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), presidido pelo prefeito Mauricio (PT), reúne-se nesta terça-feira (25), entre 9 horas e 12:30 horas, para apresentação do Plano de Resíduos Sólidos de Ubatuba na Secretaria de Turismo da cidade.

Os membros da CT-SAN também tratarão sobre a política de investimentos prioritários no ano de 2015. Entre as demandas fundamentais consta o abastecimento de água nas chamadas “comunidades isoladas”, ainda não atendidas pela Sabesp.

Outro assunto importante da pauta se refere ao conflito pelo uso das águas da Cachoeira da Renata, costa sul do município. Trata-se de embate por conta de famílias que fazem uso indevido dos recursos, sem outorga do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), e a Sabesp, que visa instalar sistema de abastecimento na região.

A Prefeitura de Ubatuba solicita que o CBH-lN participe das discussões sobre este caso.

A CT-SAN também tratará de encaminhamentos sobre o projeto piloto de esgotamento sanitário em comunidades isoladas. Até este momento, a área sugerida é Picinguaba, onde a problemática é complexa, envolvendo moradias dentro da Unidade de Conservação e contaminação da praia por esgoto.

A CT-SAN aguarda resposta oficial da prefeitura quanto ao interesse sobre o projeto piloto nesta área, assim com o mesmo pronunciamento da Fundação Florestal.

Na pauta da CT-SAN também constam seu Plano Operativo 2014 ou metas para este exercício que se encerra, além de informes sobre o Grupo de Trabalho do Plano de Segurança da Água (GT-PSA), que estará em sua quarta reunião, nesta quarta-feira (26). O coordenador da CTSAN é o arquiteto Paulo André Cunha Ribeiro.