Prefeito Sato visita aldeia indígena Boa Vista

Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), o vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso, secretários das pastas de Saúde;  Serviços de Infraestrutura Pública; Meio Ambiente; Esportes e Lazer; Agricultura, Pesca e Abastecimento e  Assessoria de Desenvolvimento Social, junto com  representantes da Fundação Nacional do Índio – Funai, foram até a Aldeia Indígena Boa Vista, na região do Prumirim, para promover uma reunião com os moradores do local e da nova Aldeia, Rio Bonito que, atualmente conta com 12 famílias.

“ Precisamos da parceria com a Prefeitura para facilitar e desenvolver as coisas da comunidade e dar sustentabilidade à família”, reforçou Ronaldo Mariano, residente da Rio Bonito.

Durante o encontro, os indígenas puderam fazer várias reivindicações ao executivo, principalmente sobre assuntos como obras, saúde e educação. Foi destacada a necessidade de mais diálogo entre comunidade e Administração, além do estudo de parcerias para que as necessidades mais urgentes dos moradores sejam atendidas.

“Vamos confiar e acreditar que seremos assistidos. Por isso elaboramos uma lista de demandas”, pontuou Marcos Tupã, membro da liderança local.

Esses ofícios foram entregues para o chefe do Executivo, que agradeceu a participação de todos e destacou seu empenho em visitar e dialogar com todas as comunidades tradicionais de Ubatuba,  levando a estrutura da Prefeitura, a fim de ouvir suas necessidades.

“Temos que melhorar o que temos de mais valoroso e vocês são pessoas valorosas para a cidade. É nossa obrigação cuidar e zelar pelo povo e território, mas o mais importante é esse valor que vocês têm e essa tradição não pode se perder”, frisou Sato.

O coordenador técnico local Paraty (CTL), que faz parte da Funai, Cristino Cabreira Machado, reconheceu o empenho do poder público em construís uma proposta e sentar junto com o povo indígena para alinhar a execução e auxílio no pleito de recursos, valorizando a força da aldeia em se tratando de representatividade.

Aldeia Boa Vista 4