Reunião discute tratamento de resíduos sólidos em Ubatuba

Representantes da secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública, secretaria de Meio Ambiente e secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba assistiram a uma apresentação dos responsáveis pelo Projeto Oroboro, que propõe uma adequação ambiental, jurídica e social do sistema de tratamento de resíduos sólidos para o município. O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira, 16 de fevereiro.

Após uma breve contextualização sobre a importância do meio ambiente e a questão do lixo na sociedade atual, a equipe pontuou possíveis soluções e ideias que abrangem educação ambiental e conscientização da população, criação de cooperativas de coleta e melhoria na logística e estrutura de depósito do lixo e transbordo.

“A implementação de um sistema eficaz e a gestão adequada dos resíduos sólidos, através de um projeto com âmbito socioambiental, irá aumentar a quantidade de materiais reaproveitados, não só reduzindo gastos com as toneladas retiradas do município, mas também gerando mais empregos e corrigindo os problemas existentes” explicou o coordenador do projeto, Leonardo Donato.

O secretário adjunto de Cidadania e Desenvolvimento Social, Vanderlei Amorim, reconheceu a importância do projeto e comentou que a secretaria está de portas abertas para amadurecer e analisar o que pode ser feito dentro dos quatro anos, visto que a Prefeitura está com o orçamento enxuto.

O secretário de Serviços de Infraestrutura Pública, Pedro Tuzino, parabenizou a equipe pelo trabalho, salientando que é muito difícil que pessoas jovens tenham uma preocupação tão grande com o meio ambiente.

“É um trabalho difícil, um grande desafio mas que é preciso começar e essa gestão já está entrando nesse processo. Vamos apoiar para que a empresa que vencer a licitação prevista sobre a gestão dos resíduos em Ubatuba possa ouvir a proposta e estudar uma parceria”,  finalizou Tuzino.