Atividade no Quilombo da Caçandoca marca Semana da Agricultura Orgânica

Fomentar e estimular a produção de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e produzidos com técnicas agroecológicas é o objetivo da Semana de Agricultura Orgânica de Ubatuba, prevista na Lei Municipal nº 3123 de 2008.

Como parte das iniciativas deste ano, a associação de moradores do Quilombo da Caçandoca fez a montagem na última segunda-feira, 28 de novembro, de uma estufa para a produção de frutas, vegetais e legumes, como tomate cereja, berinjela, salsa, cebolinha, alface crespa, coentro e rúcula.

O quilombo recebeu o apoio técnico da CATI e da APTA, que forneceu o bambu, do Incra, responsável pelas mudas, e do ITESP, para o sistema de irrigação.

Já a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) da Prefeitura de Ubatuba fez uma apresentação aos quilombolas sobre os programas que estão disponíveis no município para os agricultores familiares. O principal deles é a venda direta de hortifrutigranjeiros para a merenda escolar municipal. Mas há também a feira Espaço Saudável, na qual os produtores orgânicos podem comercializar seus produtos diretamente ao consumidor final. Outro programa que existe no município é o de apoio à produção, com empréstimo de implementos agrícolas, como mini-trator e roçadeira, que agilizam a produção agrícola.

A SMAPA também forneceu orientações adicionais sobre o plano de manejo orgânico.

As políticas públicas voltadas tanto para os agricultores familiares quanto para a agricultura orgânica e agroecológica foram o tema de uma segunda atividade, realizada junto aos estudantes da ETEC de Ubatuba, realizada na terça-feira, 29 de novembro.

02-apoio-tecnico-itesp-cati-smapa