Poder Executivo Municipal

Fórum de Economia Solidária reúne mais de 40 pessoas no Perequê-Mirim

Fórum de Economia Solidária reúne mais de 40 pessoas no Perequê-Mirim

Com objetivo de informar e explicar às comunidades, associações e entidades a importância da Economia Solidária, a Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Pesca e o grupo responsável pela iniciativa, criado após a Conferência Municipal, realizaram na noite da última quarta-feira (15/4) o Fórum de Economia Solidária de Ubatuba.

Apesar da noite chuvosa, mais de 40 pessoas estiveram na sede da Associação Ubatuba em Foco, no Perequê-Mirim. Durante a reunião, os participantes perceberam que muito do que eles produzem se encaixa no programa.

“Hoje a Economia Solidária expressa um novo modo de organização que privilegia a autogestão e a cooperação, os sistemas de rede e as cadeias solidárias articuladas no âmbito de segmentos econômicos. Além disso, uma das finalidades da Economia Solidária é fomentar o desenvolvimento local e territorial sustentável e apoiar as iniciativas de geração de renda”, explicou o secretário de Abastecimento, Agricultura e Pesca, Maurici Romeu, na abertura do encontro.

As ações, de acordo com o secretário Márcio Candido, da Cidadania e Desenvolvimento Social, fazem parte do Plano de Metas implantado durante a Conferência Municipal de Economia Solidária no ano passado.

Os Fóruns apresentam um vídeo do Governo Federal, com explicações sobre a importância da Economia Solidária, que também objetiva aproximar as pessoas.

Para facilitar o fechamento das propostas, houve uma dinâmica, que dividiu os presentes em grupos que responderam a três perguntas.

Ao final, um representante de cada grupo apresentou as considerações finais que serão levadas ao Conselho Municipal de Economia Solidária durante um grande encontro a ser realizado depois de concluídos os fóruns

Uma das mulheres presentes, dona Dalva demonstrou grande interesse pela Economia Solidária, sugerindo, inclusive, a abertura de uma cozinha comunitária.

A próxima reunião do Fórum de Economia Solidária será no próximo dia 23 de abril, na Escola Municipal Governador Mario Covas Júnior, no Ipiranguinha.

Funcionario
/* * VLibras */